Muitas pessoas ainda insistem em dizer que o jejum é a única maneira de se preparar para os mais diversos exames laboratoriais.

 

Porém, é importante ressaltar que esse é um grande mito!

 

O jejum pode ser dispensado para diversos tipos de exames laboratoriais, devido ao avanço tecnológico e aos estudos que auxiliam na interpretação dos resultados em diferentes estados metabólicos.


E ainda que o jejum seja importante para certos exames, são os exercícios físicos, medicamentos específicos, e até mesmo certos horários que podem influenciar no resultado de vários outros exames. 

 

As diferentes formas de preparo para os exames laboratoriais

 

Entenda quais são alguns dos principais preparos que os pacientes realizam antes de um exame:

 

  • Jejum: para diversos exames de sangue.

 

  • Coleta de urina: para exames como o de cultura e contagem de colônias.

 

  • Coleta de fezes: para exames parasitológicos e outros.

 

  • Coleta de sangue: para exames de sangue em geral, 

 

  • Suspensão de medicamentos antimicóticos, cremes, e loções: para exames de pesquisa de fungos.

 

Ou seja, é importante entender que mesmo o jejum sendo uma parte fundamental na preparação para diversos exames, existem outros requerimentos a serem cumpridos dependendo do exame laboratorial, como coleta de determinado material ou suspensão de remédios.

 

Dito isso, também é importante ressaltar que pacientes (em jejum ou não) não devem deixar de beber água com a justificativa de que estão se preparando para um exame, uma vez que podem sofrer seriamente de desidratação.

 

Como esse mito da água também é bastante difundido, muitos acabam não se preparando corretamente para o exame laboratorial.

 

E finalmente, lembre-se de que você sempre deve avisar ao atendente do laboratório (através do telefone ou no guichê de atendimento) se você fizer uso de algum tipo de medicamento, uma vez que esta simples informação pode alterar até mesmo a ocorrência do seu exame.

 

Por isso, recomendamos que você se informe conosco com antecedência!

 

Está precisando realizar algum exame laboratorial? Agende o seu exame para obter um serviço de qualidade e confiança que só a MAGSCAN tem!

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *