Home | Blog | Check-up masculino: quais exames todo homem deve fazer

Check-up masculino: quais exames todo homem deve fazer

Check-up masculino: exames que todo homem deve fazer

Hoje em dia, a importância do check-up masculino é amplamente conhecida. O que nem todos sabem é que ele não só pode, como deve, ser feito desde a puberdade.

Para isso, o primeiro passo é iniciar o acompanhamento médico desde a infância e, ao longo dos anos, comparecer às consultas médicas regularmente. Nesses encontros, os especialistas solicitam exames gerais (considerados de rotina) e específicos (quando há necessidade de investigar alguma suspeita).

Neste artigo, listamos os principais exames para o check-up geral masculino, bem como os benefícios de realizá-los quanto antes. Confira e descubra se você está em dia com a sua saúde!

Quais são as principais causas de mortalidade em homens?

Procurar os serviços de saúde de maneira preventiva, para a maioria dos homens, ainda não é um hábito. Por conta disso, muitos só buscam ajuda médica quando já estão com alguma doença instalada — o que reduz, consideravelmente, as chances de um prognóstico mais favorável.

As principais causas de mortalidade na população masculina adulta, de 25 a 59 anos, estão diretamente ligadas aos maus hábitos e à falta de exames preventivos. São elas:

  • em 1º lugar, os fatores externos (como acidentes de carro e agressões físicas);
  • em 2º lugar, as doenças cardiovasculares (como coronariopatias e hipertensão arterial);
  • em 3º lugar, os tumores malignos (principalmente, câncer de estômago, seguido pelo de boca e pelo de esôfago);
  • em 4º lugar, as doenças do aparelho digestivo (principalmente, doenças do fígado desencadeadas por alcoolismo, fibrose, cirrose, entre outras);
  • em 5º lugar, as doenças respiratórias (como pneumonias, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e asma).

Por sorte, a maioria dessas doenças são evitáveis ou tratáveis, quando diagnosticada precocemente. Por isso existe a necessidade de consultar regularmente um médico de confiança, seja um urologista, um cardiologista ou um clínico geral.

Afinal, todos eles podem fazer um check-up básico masculino. E após os resultados, se necessário, podem indicar o tratamento ou encaminhar os pacientes para outros especialistas.

Com que idade devem começar os check-ups masculinos?

check-up básico masculino tem início a partir da juventude, com a realização de alguns exames preventivos. Isso porque, o diagnóstico precoce de problemas de saúde ajuda a prevenir o surgimento (ou o agravamento) de doenças como câncer, diabetes e hipertensão.

Quando há fatores de risco associados, como em indivíduos fumantes, alcoólatras, com sobrepeso, sedentários e/ou com antecedentes familiares, a rotina de acompanhamento médico preventivo deve começar o quanto antes.

Caso os resultados estejam normais, pode-se repeti-los a cada 2 anos. Porém, se alterados, eles precisam ser refeitos a cada 6 meses ou conforme orientação do especialista.

Após os 50 anos de idade, recomenda-se fazer um check-up completo masculino, pois os exames preventivos se tornam ainda mais importantes. Afinal, com o envelhecimento há uma tendência ao aumento do colesterol, triglicérides e glicemia, assim como da incidência de doenças crônicas.

Dados do Ministério da Saúde constatam esse aumento da procura por ajuda médica ao longo de vida, indo de 0,48 consultas na faixa dos 20 anos para 4,72 dos 50 aos 59 anos. Isso prova a maior preocupação com a saúde por parte dos mais velhos.

Quais são os exames preventivos mais importantes?

Um bom check-up masculino é composto por uma série de exames. Conheça-os a seguir.

Exames de sangue

Os exames de sangue são importantes para a prevenção de inúmeras doenças, tais como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, entre outras. Eis os mais solicitados na prática clínica:

  • hemograma, para avaliar as principais células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas);
  • tempo de tromboplastina ativada (PTT ou TTP) e tempo de protombina (TAP ou TP), para avaliar a coagulação;
  • frações de colesterol (HDL, LDL e VLDL) e triglicerídeos, para avaliar as gorduras no sangue;
  • glicemia de jejum (ou dosagem de glicose), para medir a taxa de açúcar no sangue, bem como diagnosticar ou acompanhar o diabetes;
  • insulina, para medir os níveis de insulina no sangue;
  • ureia (taxa de filtração glomerular), para avaliar a função dos rins;
  • creatinina (clearance de creatinina), também para avaliar a função dos rins;
  • TGO (AST) e TGP (ALP) ou transaminases, usadas na investigação do hipotireoidismo, para avaliar a função do fígado, entre outras indicações;
  • eletrólitos (dosagens de sódio, potássio, cálcio e fósforo séricos), para avaliar a saúde em geral;
  • TSH e T4 livre, para avaliar o funcionamento da tireoide — essenciais no check-up hormonal masculino;
  • ácido úrico, para avaliar o risco para doenças cardiovasculares, gota e cálculo renal;
  • PCR (proteína C reativa), para avaliar se existem inflamações em curso;
  • PSA (antígeno prostático específico), para avaliar as funções da próstata;
  • albumina, também usado para avaliar a função hepática;
  • VHS (velocidade de hemossedimentação), para avaliar inflamações, geralmente, ligadas a autoimunes.

O preparo para alguns exames de sangue exige jejum, pois os valores de referência são baseados em indivíduos nessa condição. O tempo de jejum varia conforme o tipo de exame — mas, para a maioria, deve-se ficar 8 horas sem comer.

Exames de urina

urina tipo I (EAS) é o exame de urina mais básico. Ela possibilita a dosagem de proteínas, hemácias, leucócitos, glicose e bactérias. É indicada no diagnóstico de infecções urinárias a doenças renais ou sistêmicas.

urocultura é outro exame bastante solicitado. Ela também é usada na investigação de infecções urinárias. Porém, seu diagnóstico é mais preciso que a urina tipo I, pois revela o tipo de bactéria responsável pelo quadro.

Em relação ao preparo, não é preciso fazer jejum. Mas antes dos exames de urina, deve-se ficar, pelo menos, dois dias sem ejacular. Na hora da coleta, recomenda-se lavar bem as mãos e higienizar os genitais.

Exames de fezes

Os exames de fezes são indicados para investigar problemas no sistema digestivo, de infecções a intolerâncias e alergias alimentares. O exame parasitológico de fezes (EPF), por exemplo, serve para verificar a presença de parasitas que causam doenças, como ascaridíase (lombriga). Já a pesquisa de sangue oculto nas fezes é indicada para suspeitas de tumores no cólon e reto.

Os preparos podem variar de acordo com o tipo de exame, mas de maneira geral, recomenda-se não usar laxantes. Não é preciso fazer jejum.

Aferição da pressão arterial (PA)

aferição da pressão arterial (PA) é um exame básico, mas essencial para prevenção de doenças cardiovasculares. Para o diagnóstico de hipertensão, é preciso realizar a medição da PA em duas ou mais ocasiões.

Antes do exame (entre 60 e 90 minutos), não pratique exercícios físicos. Também não tome café, bebidas alcoólicas ou fume. No momento do exame, deve-se estar com a bexiga vazia, em posição confortável e com as pernas descruzadas.

Cálculo do IMC

O cálculo do índice de massa corpórea (IMC) é importante para prevenção da obesidade e doenças associadas. Para realizá-lo, basta pesar o paciente, medir a sua altura e realizar o cálculo. Não é preciso nenhum preparo.

Testes de hepatite B e hepatite C

O exame para investigar a suspeita de hepatite B é feito com marcadores sorológicos do HBV. Já o teste para hepatite C pode ser sorológico ou com técnicas de biologia molecular. Para realizá-los não é preciso nenhum preparo especial.

Exames para infecções sexualmente transmissíveis

Os exames para infecções sexualmente transmissíveis (IST) permitem diagnosticar doenças como sífilis, HPV, entre outras. São eles:

Os preparos podem variar de acordo com o tipo de exame. Em geral, não é preciso fazer jejum.

Marcadores tumorais

Existem marcadores relacionados a um único tumor e outros associados a vários tipos de cânceres. Para realizá-los não é preciso nenhum preparo especial.

Toque retal

Combinado ao PSA, o exame de toque retal é indicado para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O procedimento, geralmente, indicado para homens com mais de 50 anos, é rápido (leva cerca de 10 segundos) e seguro. O exame não exige nenhum preparo.

Ultrassons testicular e do aparelho urinário

ultrassom testicular e o ultrassom do aparelho urinário (rins, uretra, bexiga e próstata) são exames indicados em casos de suspeita de tumores, malformações anatômicas, entre outros problemas. Para realizá-los, não é preciso jejum. O único requisito, no caso da ultrassonografia do aparelho urinário, é estar com a bexiga bem cheia.

Teste de função pulmonar

teste de função pulmonar é indicado para medir o desempenho respiratório. Ele permite detectar doenças como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), entre outras. Para realizá-lo, a única exigência é ficar algumas horas sem praticar atividades físicas.

Como adotar esse cuidado com a saúde em meio à rotina corrida?

Os homens costumam culpar a correria diária pela falta de comprometimento com as consultas. Mas está mais que na hora de essa realidade mudar.

Para conseguir realizar os exames, além de seguir os preparos específicos, tome os seguintes cuidados:

  • nos dias que os antecedem, caso não esteja se sentindo bem (com febre ou processo infeccioso agudo), remarque-os;
  • na data do exame, chegue com antecedência e use roupas e calçados confortáveis;
  • leve a lista dos medicamentos de uso contínuo e os exames anteriores — de preferência, realizados nos últimos 12 meses.

Em média, os exames de check-up masculino demoram algumas horas. Por isso, não tem jeito: reserve, pelo menos, meio período para realizá-los. A boa notícia é que o intervalo entre uma bateria de exames e outra leva meses.

Por fim, pegue os resultados e agende a consulta de retorno. Dessa forma, é possível avaliar seu estado geral e, se necessário, tomar alguma medida em prol da saúde. Como mostramos, o check-up masculino deve ser feito independentemente da idade e de estar se sentindo bem — afinal, prevenção é o melhor remédio!

Agora é com você! Aproveite para agendar seus exames na Magscan, em Manaus (AM), e fique em dia com a sua saúde!

Magscan - Medicina e Saúde
Hoje, a Magscan é uma das empresas de saúde mais conceituadas do Norte do Brasil. Em 2019, ampliou seu portfólio de serviços, indo além dos exames de imagem e inaugurando em seu laboratório de análises clínicas.
Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS