Clínica de raio x em Manaus - AM

Se ao pensar em uma clínica de raio X, lhe vem à mente um local com recursos limitados, é hora de se atualizar. Com o tempo, esses estabelecimentos evoluíram muito. Hoje em dia, os centros de medicina diagnóstica oferecem diversos exames de imagem — entre eles, radiografias e tomografias computadorizadas.

Quer saber mais sobre os exames de raio X e conhecer os critérios que devem ser levados em consideração para escolher onde realizá-los? Então, continue a leitura!

O que é o raio X?

Raio X é um feixe de radiação de alta energia utilizado, em dosagens muito baixas, em diversos exames. As imagens são formadas a partir da capacidade que a estrutura analisada tem de absorvê-lo.

Dependendo da densidade dos tecidos de cada região, os raios X são bloqueados de maneiras diferentes. Quanto mais denso, maior o bloqueio e mais branca a imagem, o que faz com que:

  • os ossos aparecem quase brancos;
  • as gorduras fiquem acinzentadas;
  • os músculos e líquidos surjam cinza-escuros e
  • os gases sejam mostrados pretos (radiolucentes).

As radiografias podem ser realizadas isoladamente, nas radiografias convencionais, ou combinadas a outras técnicas, como nas tomografias. Com a correta indicação, tratam-se de exames essenciais para o diagnóstico e monitoramento de doenças, lesões, tumores e outras condições.

Quais são os tipos de radiografias?

As radiografias realizadas nas clínicas de raio X podem ser normais ou contrastadas, feitas de forma convencional ou digital.

Na convencional, as imagens são obtidas em filmes fotográficos, os quais demoram cerca de uma hora para serem revelados — só então, podem ser analisadas pelo médico radiologista. Na versão digital, também chamada radiologia direta, as imagens são processadas por um software e podem ser vistas, imediatamente, no monitor.

raio X normal (ou raio X simples) costuma ser o primeiro exame de imagem solicitado para avaliar braços, pernas, tórax e abdômen. Ele permite identificar, por exemplo, fraturas nos ossos, pneumonias e bloqueios intestinais.

raio X com contraste radiopaco, por sua vez, é indicado para melhorar a visualização de partes que não ficam claras no raio X normal. Para isso, administra-se sulfato de bário ou iodo no paciente, por via oral, intravenosa ou retal, um pouco antes da captura das imagens.

O meio de contraste faz com que a estrutura que o recebeu apareça mais branca (radiopaca) do que os tecidos adjacentes. O raio X contrastado é usado para investigar, entre outros problemas, alterações no sistema digestivo e urinário.

Existe algum cuidado especial antes ou depois do exame? 

As orientações preparatórias variam conforme o tipo de exame e a área a ser investigada. Na mamografia (um raio X das mamas), por exemplo, recomenda-se realizá-la entre o quinto e o décimo dia após o início da última menstruação.

Nessa fase, a sensibilidade nas mamas é menor, diminuindo o incômodo do exame. Além disso, na data agendada, não se deve passar desodorante, talco, hidratante ou outros cosméticos nas mamas e axilas.

Para fazer um exame de raio X, o paciente precisa ficar imóvel por alguns segundos. Ele deve se posicionar de maneira que a região do corpo a ser avaliada fique entre a fonte de emissão dos feixes e o aparelho que captura a imagem. Após o término, de maneira geral, não existe nenhuma recomendação.

Quais são os diferenciais da radiologia digital? 

Uma boa clínica de raio X deve oferecer não apenas o exame convencional, mas também a radiologia digital (DR, na sigla em inglês). Isso porque, a DR possibilita maior precisão e agilidade na elaboração dos laudos e ainda usa menos radiação. Em Manaus, a tecnologia já é oferecida na Magscan.

A radiografia digital é indicada para casos em que é preciso correr contra o tempo, pois não é preciso aguardar a revelação do filme fotográfico. Outro diferencial é a melhor qualidade de resolução e a possibilidade de observar as imagens de diversas maneiras, na tela do próprio computador. Isso possibilita ao médico fazer manipulações que contribuem para as análises, tais como:

  • dar zoom em detalhes;
  • inverter escalas de contraste;
  • fazer medições precisas;
  • deixar áreas em 3D ou 4D; entre outras possibilidades.

E tem mais: como as imagens e respectivos laudos ficam armazenados no sistema, não é preciso levar a papelada em exames ou consultas posteriores. Eles podem, ainda, ser acessados remotamente, por meio de computadores ou smartphones, de qualquer local.

Quais são os critérios para escolha da clínica de raio X?

Uma boa clínica de raio X precisa reunir um corpo clínico altamente competente e os mais modernos equipamentos em uma estrutura adequada e agradável. A Magscan, localizada em Manaus, em uma região de fácil acesso, oferece esse e outros diferenciais. Se precisar, conte conosco. Nossa equipe está pronta para atender você e sua família com tudo o que existe de melhor na área da medicina diagnóstica!

Para agendar seu horário, acesse nossa central de marcação online ou ligue para (92) 4009-6001. E para ficar por dentro de todos os nossos serviços, bem como ter dicas de cuidados com a saúde, siga-nos no Facebook e Instagram!

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *