Home | Blog | Entenda o poder da meditação para a sua vida

Entenda o poder da meditação para a sua vida

Com a agitação do cotidiano, é importante parar, respirar fundo e se reconectar. Por isso, cada vez mais médicos e cientistas têm constatado o poder da meditação no combate a doenças ligadas ao estresse, como a ansiedade e a síndrome de burnout, por exemplo, além de trazer bem-estar e equilíbrio para encarar os desafios do dia a dia.

E foi exatamente pensando nisso que decidimos criar este post, com tudo o que você precisa saber sobre a meditação e os benefícios que essa prática pode levar para a sua vida! É só continuar a leitura para descobrir.

Entenda o que é exatamente a meditação

A meditação é uma prática oriental que consiste, basicamente, em um conjunto de técnicas para que você consiga esvaziar a mente, aumentar seus níveis de concentração e manter a atenção no momento presente.

No entanto, por estar presente em diversas culturas, é difícil responder com exatidão o que é a meditação. Afinal, enquanto alguns povos buscam estados elevados de consciência, outros usam a prática apenas para relaxar. Contudo, a grande maioria das pessoas concorda que a meditação ajuda você a se desligar do mundo exterior, livre de julgamentos e se conectar com o que realmente importa, o que acontece no “aqui e agora”.

Conheça algumas técnicas para meditar

Por ser uma prática presente no mundo todo, também existem diversas maneiras de chegar ao estado meditativo. Afinal, não importam os caminhos que vão levar você a se conectar com o seu interior, o importante é encontrar uma técnica que se adapte melhor a você e executar diariamente.

A mais tradicional e conhecida delas é aquela em que o praticante senta em posição de lótus, com pernas cruzadas e plantas dos pés voltadas para cima. No entanto, a posição não é realmente importante, desde que você esteja confortável, mas não o suficiente para cair no sono.

Portanto, recoste em uma cadeira ou poltrona, fique de pé ou até mesmo em movimento (como no tai chi chuan). A maneira mais simples de começar a meditar é com a ajuda da respiração. Concentre-se nela e deixe que os pensamentos escoem da sua mente devagar.

Por fim, se você está começando, uma boa dica são as meditações guiadas. Nesse caso, basta baixar uma playlist, escolher uma e se concentrar nas palavras que serão ditas. A duração do exercício também pode variar. Pessoas que estão começando geralmente não conseguem meditar mais que alguns minutos. No entanto, algumas práticas podem levar horas.

Descubra quais os tipos mais conhecidos de meditação

Como já foi dito, a meditação é praticada em diversas culturas. Dessa forma, é comum que em cada uma delas ela apresente certas peculiaridades. Assim, continue lendo para conhecer algumas das práticas mais comuns.

Meditação cristã

Nesse tipo a ideia é meditar sobre a palavra de Deus. Isso pode ser feito por meio da repetição de textos e frases sagradas, da leitura e interpretação da Bíblia Sagrada e de maneira silenciosa, focando a mente em uma conexão com Deus.

Meditação Hindu

Esse é um dos estilos mais difundidos pelo mundo e muito associado às práticas de Yoga. Nele, pode-se usar a repetição do mantra OM, a fim de que a vibração do som induza um estado de relaxamento meditativo, além de outros mantras, como rama, yam e on mani padme hum. Também podem ser usados sons, como no caso da transcendental.

Meditação budista

Esse tipo de prática busca a compreensão da vida, purificação e concentração. Dentre as maneiras de realizar a meditação budista, pode-se usar o Zazen, em que o praticante se senta em posição de lótus e mantém o foco na própria respiração. O Vipassana, que tem o foco em manter a atenção total do próprio corpo e todas as suas sensações e a atenção plena, ou Mindfullness, que busca esvaziar a mente e manter a atenção total no momento presente.

Meditação chinesa

O estilo chinês tem como principal característica a transformação da energia. A ideia é que ela circule pelo corpo, garantindo força e vitalidade. O tai chi chuan, por exemplo, é uma arte marcial pautada na meditação, com uso de movimentos lentos e introspectivos.  

Descubra quem pode realizar essas práticas

Praticamente qualquer pessoa pode se beneficiar muito da meditação. Pesquisas realizadas com pacientes portadores de câncer, diabetes, dores crônicas, hipertensão e diabetes, além de males psicossomáticos como a síndrome de burnout e a fibromialgia, por exemplo, apontaram melhoras em sintomas de ansiedade, depressão, estresse e outros sintomas psicológicos.

Além deles, pessoas que praticavam atividades meditativas com regularidade apresentaram resultados favoráveis com relação a sintomas comórbidos físicos das doenças investigadas. Tudo isso leva a crer que a popularização da meditação na comunidade científica vem levando a uma comprovação cada vez maior dos seus benefícios durante o tratamento de uma série de condições patológicas.

Veja alguns dos benefícios de meditar regularmente

Os primeiros benefícios para a saúde observados com uma prática diária de meditação a serem observados são o relaxamento físico e mental. Mas além deles você também vai conseguir perceber a redução dos sintomas de ansiedade, melhora na sua respiração, mais disposição para as atividades do dia e melhora do humor.

A prática regular também contribui para aumentar seu foco e concentração, bem como para atenuar os sintomas de estresse. De modo que você vai conseguir lidar com seus desafios com muito mais serenidade.

Aprenda a fazer a sua meditação diária

Como já foi dito, existem muitas técnicas para meditar nas quais você pode se aprofundar. No entanto, você não precisa se matricular em uma aula para começar. Em primeiro lugar, encontre um lugar tranquilo onde você possa relaxar por pelo menos 30 minutos. Sente-se de maneira confortável ou se preferir recoste em uma cadeira ou poltrona.

Se for a sua primeira vez, escolha uma meditação guiada. Existem muitas opções bem legais na internet. No entanto, se isso não for possível, feche bem os olhos e comece a ouvir os sons da natureza ao seu redor. Não lute contra os seus pensamentos, deixe que eles fluam enquanto você se concentra na sua respiração. Inspire e expire lentamente. Não alimente os pensamentos, deixe eles se esvaneçam sozinhos. Com o tempo você vai relaxando e a prática vai se tornando mais fácil.

A meditação pode trazer inúmeros benefícios para a sua vida. Ela ajuda você a encarar os problemas com serenidade, manter o foco mesmo em situações difíceis e até mesmo atenuar sintomas de algumas doenças. Com a prática diária, você consegue ter controle sobre a própria mente e direcionar os seus pensamentos para a solução de problemas, sem interferências externas. Assim, se você nunca pensou no assunto, comece agora mesmo. Você vai sentir os benefícios em pouco tempo.

Está esperando o que para começar a meditar? Separe alguns minutos para praticar e compartilhe suas experiências conosco, nos comentários!

Magscan - Medicina e Saúde
Hoje, a Magscan é uma das empresas de saúde mais conceituadas do Norte do Brasil. Em 2019, ampliou seu portfólio de serviços, indo além dos exames de imagem e inaugurando em seu laboratório de análises clínicas.
Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS