Home | Blog | Mindfulness: o que fazer para ter atenção plena?

Mindfulness: o que fazer para ter atenção plena?

Cuidar da saúde física é muito importante para ter qualidade de vida e bem-estar. Mas sabia que também é fundamental dar atenção para as questões psicológicas? Afinal, cuidar da mente gera impactos positivos em nosso dia a dia. É por isso que uma das soluções é incluir a prática de Mindfulness.

Criada há algumas décadas, essa é uma excelente técnica para melhorar os resultados da sua vida em diversos aspectos. Então, que tal adicioná-la ao seu cotidiano e aproveitar seus benefícios?

Na sequência, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre Mindfulness. Confira e saiba mais!

O que é essa técnica e como ela surgiu?

Em tradução livre, Mindfulness é uma técnica conhecida como “atenção plena”. Trata-se, portanto, de uma forma de manter a mente focada em certos aspectos, com o objetivo de transformar a percepção em relação à rotina e ao cotidiano.

Apesar de ser muito utilizada atualmente, ela é relativamente recente. Seu desenvolvimento aconteceu em 1979, nos Estados Unidos. O criador da técnica é o professor Jon Kabat-Zinn, que atuou em parceria com a Universidade de Massachusetts.

A ideia era elaborar um novo método para aplicar com pacientes que não ofereciam resultados satisfatórios no tratamento tradicional com medicação. Então, o cientista adaptou conceitos explorados no budismo zen para criar um treinamento específico. O objetivo era diminuir o estresse associado a vários quadros, o que possibilitaria aumentar a eficácia do tratamento.

O programa desenvolvido por Kabat-Zinn deu certo e passou a ser aplicado no cotidiano de outras maneiras. Basicamente, seus pilares são os seguintes:

  • não julgue pensamentos ou sentimentos durante a prática;
  • tenha paciência;
  • mantenha uma mente de iniciante;
  • confie no processo, em você e em sua intuição;
  • não tente se tornar uma pessoa diferente;
  • tenha e trabalhe a aceitação; e
  • aprenda a se desapegar.

Qual a diferença para a meditação tradicional?

De certo modo, a técnica Mindfulness é um tipo de meditação. No entanto, ela é bem diferente da versão “tradicional”. Isso porque esse modelo prevê o esvaziamento da mente, com o objetivo de eliminar qualquer tipo de pensamento e atingir outro estado de consciência.

Com a atenção plena, a intenção é manter todo o foco no momento presente. Então, não é para fugir de qualquer tipo de pensamento e, sim, deixar a mente focada em certos pontos do período atual.

Quais são os benefícios do Mindfulness?

Adotar essa técnica em seu dia a dia oferece muitas vantagens, em diferentes aspectos do cotidiano. Ao colocar as ações em prática do jeito certo, é possível garantir mais qualidade de vida, bem como outros resultados interessantes. A seguir, veja quais são os principais benefícios do uso de Mindfulness!

Redução do estresse

Uma das motivações para a criação do treinamento de atenção plena foi a redução de estresse e é por isso que essa é uma das vantagens de destaque. Graças à atenção plena, é possível reduzir os níveis de ansiedade, regular as emoções e melhorar o autocontrole emocional. Desse modo, há maior nível de relaxamento e até alívio de dores musculares e enxaquecas.

Aumento da produtividade

A habilidade de manter a atenção no presente é determinante para ampliar o foco. Por isso, a sua vida profissional também sai ganhando com essa técnica. Basicamente, é uma forma de reduzir a procrastinação e de aumentar a produtividade. Além de tudo, a qualidade do trabalho se torna melhor, o que diminui os riscos de erros e de retrabalhos.

Melhora da capacidade cognitiva

Já pensou poder aprender melhor e mais rápido? Pois é, podemos dizer que uma das vantagens do método inclui a capacidade de aprendizado. Com o seu foco lá em cima, você consegue se concentrar e absorve os novos conhecimentos com maior facilidade. Além disso, o aumento de massa cinzenta do cérebro é uma realidade, o que também otimiza a sua memória. Demais, não é?

Ampliação da sensação de bem-estar

Para quem pratica Mindfulness com consistência, há uma melhoria geral na sensação de bem-estar. Além da redução dos níveis de estresse e ansiedade, é possível controlar sintomas da depressão e mesmo vencer crises. O aumento nos resultados do trabalho também ajuda a garantir novas conquistas, o que gera uma sensação positiva.

Como praticar essa técnica?

Outro ponto muito positivo da abordagem Mindfulness é que não é preciso ter conhecimentos específicos para começar. Com alguns direcionamentos sobre a técnica, já é possível aproveitar os primeiros resultados.

A prática pode ser feita individualmente ou coletivamente, como com toda a equipe de trabalho. O importante é separar um lugar relativamente tranquilo e ter de 5 a 40 minutos para dedicar à tarefa. Feito isso, basta seguir as nossas dicas. Confira!

Preste atenção na sua respiração

Uma das técnicas mais eficientes para ter atenção plena é focar nos seus movimentos corporais, como a respiração. Comece a focar nessa reação do seu corpo e observe como acontecem a inspiração e a expiração.

Pense em todas as movimentações que ocorrem no corpo, como os pulmões que inflam e depois voltam ao tamanho normal. Considere quais são todas as alterações que acontecem a cada segundo e mantenha o foco nisso. Dessa forma, você vai conseguir estabelecer uma conexão profunda com o momento presente.

Reconheça suas sensações, mas não as julgue

Durante a prática, é interessante tentar entender as suas sensações. Só que recomendamos se lembrar de um dos princípios: sem julgamentos. Então, a ideia é saber como você se sente ou reconhecer seus pensamentos, sem tentar mudar a situação.

Então, não é preciso se forçar a “não pensar em nada”. Em vez disso, avalie cada pensamento e cada sensação e descarte em seguida. Assim, terá atenção plena sobre seu estado de espírito, sem deixar que isso afete a mente.

Exercite a capacidade de ouvir

A escuta mindful é outra alternativa interessante para colocar a técnica em prática. Você pode começar testando com a meditação guiada ou mesmo com o uso de mantras. Tente ouvir cada som e imaginar cada vibração, com máximo foco no presente.

Quando já tiver desenvolvido a habilidade, é possível colocá-la em prática no contato com outras pessoas. Escute, verdadeiramente, o que a outra pessoa fala, como ela se comunica e como pronuncia cada palavra. No ambiente de trabalho, isso pode ser indispensável para criar um relacionamento interpessoal melhor.

Tire o foco das distrações

Ao mesmo tempo em que não precisa lutar com os pensamentos, é importante fugir das distrações. É essencial fazer um esforço consciente para “se manter nos trilhos” e deixar sua mente no lugar certo.

Tente não ficar pensando no passado, no que você tem que fazer e nem se “está indo bem”. Sempre que sentir a mente se perder, volte ao ponto de interesse para ter bons resultados.

O Mindfulness é uma excelente prática para cuidar da sua saúde mental e ter impactos positivos em vários sentidos. Com as nossas dicas, você terá a chance de obter o melhor desempenho!

Se quiser mais informações e se manter sempre por dentro, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

Magscan - Medicina e Saúde
Hoje, a Magscan é uma das empresas de saúde mais conceituadas do Norte do Brasil. Em 2019, ampliou seu portfólio de serviços, indo além dos exames de imagem e inaugurando em seu laboratório de análises clínicas.
Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS