Home | Blog | O que é ultrassonografia com doppler?

O que é ultrassonografia com doppler?

O que é ultrassonografia com doppler

Você tem dúvidas sobre o que é ultrassonografia com doppler? Trata-se de um tipode ultrassom realizado quando se deseja avaliar o transporte do sangue pelos vasos sanguíneos. O objetivo, basicamente, é investigar se existem obstruções, estreitamentos ou mesmo vazamentos nas veias ou artérias.

Neste artigo, aprofundamos as informações a respeito. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!

O que é ultrassonografia com doppler?

A ultrassonografia com doppler é um exame de imagem que usa ondas sonoras de alta frequência (sem radiação). Rápida, indolor, segura e não invasiva, é realizada para avaliar o fluxo sanguíneo.

Em relação ao efeito doppler, ele é obtido graças às alterações nas frequências das ondas sonoras, as quais são geradas pelo movimento das hemácias (glóbulos vermelhos). Ao observar essas alterações, o examinador consegue identificar a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo.

O ultrassom com doppler pode ser convencional (em escalas de cinza) ou colorido. Nesse caso, a direção do fluxo sanguíneo é diferenciada pela cor e a velocidade pela intensidade do seu brilho.

Quando o exame é indicado?

Geralmente, o estudo com doppler não é incluso nas ultrassonografias. Portanto, para ser realizado, é preciso uma solicitação específica no pedido médico.

Esse tipo de ultrassom pode ser indicado em uma série de situações. Por exemplo:

  • para avaliar as funções cardíacas;
  • para identificar problemas vasculares nos membros inferiores e superiores;
  • para diagnosticar a trombose venosa profunda;
  • para estimar o risco de acidente vascular cerebral (AVC), bem como avaliar as sequelas em decorrência dele;
  • para analisar alterações no fluxo sanguíneo durante a gravidez (na gestante ou no bebê);
  • para verificar a vascularização de tumores; entre diversos outros casos.

Além disso, é comum pedi-lo quando o paciente apresenta:

  • sinais de alteração no fluxo sanguíneo para pernas, braços ou pescoço, como frieza, fraqueza, cãibras dolorosas e/ou aumento do brilho na pele da área afetada;
  • sintomas de doenças cardíacas, como fadiga sem causa aparente, falta de ar, inchaço nas pernas, pés e/ou abdome;
  • presença de nódulos tireoidianos, sendo solicitado em decorrência de suspeitas surgidas após avaliação clínica ou achados em outros exames de imagem.

Como a ultrassonografia com doppler é realizada?

O exame é realizada por técnicos de ultrassom ou por especialistas em exames de imagem. Para o paciente, o procedimento é semelhante ao ultrassom convencional.

Assim, durante a execução, deve-se permanecer parado, com a área a ser avaliada exposta e coberta com um gel. Então, o examinador a percorre com o transdutor (equipamento portátil). Enquanto isso, as imagens das estruturas internas são mostradas em um monitor, em tempo real.

Quais são os principais tipos de ultrassons com doppler?

Na Magscan, localizada em Manaus, AM, realizamos diversos tipos de ultrassons com doppler. Por exemplo:

É necessário fazer algum preparo especial?

Agora que você sabe o que é o exame, vamos às orientações para realizar o exame. Primeiramente, recomenda-se usar uma roupa prática, que facilite o acesso à área a ser analisada.

Fora isso, é imprescindível não fumar antes do exame. Isso porque, fumar estreita os vasos sanguíneos, podendo comprometer a veracidade das imagens.

Na maioria das vezes, bastam esses cuidados. Mas, dependendo da área a ser observada, pode ser necessário fazer algum tipo de preparo especial, tal como:

  • ingerir bastante água, caso o foco do exame seja a avaliação dos órgãos reprodutivos;
  • fazer uma dieta leve e jejum (de seis a oito horas), caso o objetivo seja investigar o aparelho digestivo.

E então? Já sabe o que é ultrassonografia com doppler? Em resumo, o que a difere dos ultrassons convencionais é a possibilidade de avaliar o fluxo de sangue na região analisada. Por isso, os médicos a solicitam sempre que desejam verificar bloqueios ou outras irregularidades nos vasos sanguíneos.

Esperamos ter sido claros. Mas, se ainda existirem dúvidas, entre em contato para que possamos esclarecê-las. Além disso, caso queira fazer uma avaliação individualizada, agende uma consulta!

magscanadm
Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS