Home | Blog | Quais são as indicações da tomografia para diagnóstico de Covid-19

Quais são as indicações da tomografia para diagnóstico de Covid-19

A urgência em detectar a infecção pelo novo coronavírus está mais que clara. Trata-se de uma medida essencial tanto para preservar a saúde dos pacientes quanto para evitar o aumento da disseminação. Existem dois métodos mais conhecidos: o PCR e o sorológico. Mas você sabia que a tomografia também pode ajudar a diagnosticar a COVID-19?

Você já deve ter ouvido falar nos testes PCR e do sorológico. O PCR confirma, ou descarta, a presença do vírus, por meio da coleta de material da garganta ou nariz para análise do código genético. Já o teste sorológico parte da pesquisa de anticorpos, realizada por meio de uma amostra de sangue. 

Agora é a vez de abordar quais são as indicações do exame de imagem no diagnóstico da Covid-19. Continue a leitura para entender como funciona e como você pode realizá-lo!

O que é a tomografia computadorizada?

A tomografia computadorizada (TC) é um exame de imagem com alto nível de detalhamento. Usada para visualizar órgãos, tecidos e outras estruturas, em diversas partes do corpo, é realizada apenas com pedido médico. 

Por exemplo: quando existe a suspeita de uma infecção nos pulmões (como uma pneumonia), o médico solicita uma tomografia computadorizada do tórax. Conduzido pelo radiologista, o procedimento leva de 5 a 30 minutos. Durante o exame, o paciente permanece deitado, imóvel, enquanto o aparelho capta as imagens.

Durante a pandemia do Covid-19, foi permitido realizar o exame sem o pedido médico, dada sua importância para o diagnóstico da infecção respiratória. 

Qual a utilidade da tomografia no diagnóstico de COVID-19?

Um estudo elaborado em Wuhan, cidade chinesa onde a pandemia começou, mostrou como a tomografia computadorizada pode colaborar para a triagem e maior rapidez no diagnóstico de COVID-19. Isso porque, boa parte dos pacientes infectados pelo novo coronavírus apresentaram alterações tomográficas de tórax (opacidades pulmonares).

Assim, quando adequadamente indicada, a TC de tórax é mais uma alternativa para apoiar o rastreamento. Tanto que o Ministério da Saúde (MS) criou um banco de imagens para ajudar no diagnóstico da doença.

Essa plataforma colabora com o trabalho dos médicos, facilitando a interpretação dos exames de imagem. Afinal, esses profissionais precisam identificar as principais anormalidades pulmonares que levam à suspeita de infecção por coronavírus.

Quando o diagnóstico por imagem deve ser solicitado?

Apesar de não dever ser usado isoladamente no diagnóstico da Covid-19, o diagnóstico por imagem é um bom aliado. A tomografia computadorizada de tórax pode ser indicada para pacientes hospitalizados sintomáticos, a partir de observações clínicas, ou com base em exames PCR e/ou de sorologia.

Ela é útil, principalmente, para avaliar o comprometimento pulmonar acarretado pela doença. Isso, vale ressaltar, tanto em pacientes crianças como em adultos.

Quem pode, ou não, fazer tomografia computadorizada?

Por conta da radiação, a tomografia computadorizada é contraindicada para mulheres com incertezas em relação à gravidez (atraso menstrual) e gestantes. Já quando usa contraste, a contraindicação se estende a quem tem alergia a iodo.

A TC não é um exame de rotina, mas solicitada caso a caso, conforme a necessidade individual. Sendo assim, os preparos variam conforme a região examinada, mas de maneira geral é preciso ficar 8 horas em jejum.

No dia do procedimento, o paciente deve se apresentar sem brincos, piercings e outras joias. Também não deve usar roupas com botões metálicos ou zíperes. Além disso, é importante levar exames anteriores (se existirem).

Como evitar o contágio por coronavírus durante o exame?

Em tempos de pandemia, a realização do exame precisa seguir todas as orientações de biossegurança. São elas:

  • limpeza e desinfecção do aparelho de tomografia entre cada paciente, bem como de objetos e superfícies;
  • higienização frequente das mãos por parte da equipe de profissionais, especialmente antes e depois do contato com pacientes;
  • uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscara cirúrgica, luvas, óculos de proteção e avental não estéril e
  • descarte adequado de EPIs e outros materiais.

Quando for realizar seu exame, observe e contribua com as regras de biossegurança promovidas pelo laboratório. 

Neste artigo, mostramos que a tomografia é uma ferramenta válida no diagnóstico de Covid-19 — desde que relacionada aos dados clínicos e laboratoriais. Sua indicação não pode ser trivial, mas sim criteriosa e realizada com cautela. Já a correta utilização dos achados tomográficos nas conclusões dos laudos depende da expertise da equipe médica no trato de cada paciente. Por isso, escolha uma clínica especializada no diagnóstico por imagem!

Ainda tem dúvidas sobre as indicações da tomografia para a suspeita de infecção pelo novo coronavírus? Nesse caso, entre em contato com a Magscan por telefone (92) 4009-6001, WhatsApp ou e-mail. Nossa equipe terá prazer em ajudar!

Magscan - Medicina e Saúde
Hoje, a Magscan é uma das empresas de saúde mais conceituadas do Norte do Brasil. Em 2019, ampliou seu portfólio de serviços, indo além dos exames de imagem e inaugurando em seu laboratório de análises clínicas.
Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS