Home | Blog | Saiba qual é o exame mais indicado para detectar pressão alta em Manaus

Saiba qual é o exame mais indicado para detectar pressão alta em Manaus

saiba-qual-e-o-exame-mais-indicado-para-detectar-pressao-alta

hipertensão arterial afeta mais de um bilhão de pessoas, ou seja, mais de 30% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A condição é considerada o principal fator de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares. Por isso, mesmo em pacientes assintomáticos, recomenda-se começar o check-up cardiológico cedo, a partir dos 35 anos de idade.

Neste artigo, mostramos como diagnosticar o problema e onde realizar seu exame para pressão alta em Manaus, AM. Confira!

O que é hipertensão arterial?

Hipertensão é a pressão persistentemente alta nas artérias, independentemente da causa. Como, na maioria das vezes, a hipertensão não causa sintomas, ela é chamada de “assassina silenciosa”.

Dois terços dos hipertensos encontram-se nos países de baixa e média renda, sendo que a metade dos afetados por essa condição desconhece o problema. Isso faz com que se coloquem, constantemente, sob riscos evitáveis.

As causas da pressão alta são difíceis de precisar. Em geral, o quadro resulta de um distúrbio renal ou hormonal. Já os principais fatores de risco associados são:

  • obesidade;
  • sedentarismo;
  • tabagismo;
  • excesso de sal e gordura na alimentação;
  • consumo de bebidas alcoólicas.

Como é o exame para pressão alta?

Para evitar o surgimento ou agravamento de doenças graves, recomenda-se a aferição da pressão arterial (PA) periodicamente. O diagnóstico de hipertensão costuma ser dado após a obtenção de resultados alterados, medidos em duas ou mais ocasiões.

Nesse caso, pode-se iniciar o tratamento para o controle da pressão. Isso costuma ser feito por meio de mudança no estilo de vida e, se necessário, adoção de medicamentos anti-hipertensivos.

A medição da PA faz parte dos exames de rotina, os quais devem ser realizados, pelo menos, a cada dois anos. O acompanhamento é necessário tanto para pacientes com casos de eventos cardiovasculares na família, como para assintomáticos, saudáveis e sem histórico familiar.

Por mais simples que pareça, trata-se do melhor exame para detectar a pressão alta. Mas segundo a OMS, é imprescindível que os profissionais de saúde responsáveis pela medição sejam bem preparados para realizá-la.

Dito de outra forma, a aferição da PA deve ser exata. Para isso:

  • precisa realizada por meio da técnica adequada e com equipamento (esfigmomanômetro manual, semiautomático ou automático) devidamente validado e calibrado;
  • o paciente não pode ter feito exercícios físicos, tomado café ou bebidas com cafeína ou fumado nos trinta minutos que antecedem à medição;
  • o paciente deve estar sentado em ambiente calmo e confortável (caso haja suspeita da chamada “hipertensão do avental branco” ou outro tipo de dúvida, recomenda-se a realização de um MAPA 24 horas).

O que significam os números no medidor de pressão?

Quando a pressão arterial é aferida no esfigmomanômetro, mais conhecido como medidor de pressão, dois valores são mostrados. O mais alto se refere à maior pressão nas artérias, alcançada quando o músculo cardíaco se contrai (durante a sístole) e, o menor, à pressão nas artérias antes da contração (na diástole).

Assim, os números no medidor de pressão significam a pressão sistólica e diastólica. Um resultado de 130/80 mm Hg é considerado alto, mas o diagnóstico, como já foi mencionado, exige a checagem da PA em, pelo menos, outras duas datas.

Quando a hipertensão arterial é realmente identificada, é preciso aprofundar o diagnóstico. Para isso, o médico solicita uma série de exames, de modo a identificar causas secundárias e avaliar o risco cardiovascular.

Lesões de órgãos-alvo (coração, vasos sanguíneos, cérebro, olhos e rins) e comorbidades também devem entrar na investigação.

O check-up de pacientes com hipertensão costuma envolver, além do histórico clínico e exame físico da área do abdômen e dos olhos, os seguintes exames:

Onde fazer exame para pressão alta em Manaus?

Quem precisa fazer um exame para pressão alta em Manaus pode contar com a infraestrutura completa e o corpo clínico altamente capacitado da Magscan. Além dos exames de rotina, oferecemos a maior gama de testes laboratoriais e diagnósticos por imagem.

Para concluir, é importante reforçar que a hipertensão não tratada aumenta as chances de desenvolver doenças cardíacas, AVC e insuficiência renal em idade precoce. A boa notícia é que ela é um fator de risco modificável, assim como o tabagismo e os níveis de colesterol no sangue. Por isso, conte com a gente e não adie seus exames!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para seguir a Magscan no Facebook e Instagram e veja mais dicas sobre os benefícios da medicina diagnóstica para sua saúde e qualidade de vida!

Magscan - Medicina e Saúde
Hoje, a Magscan é uma das empresas de saúde mais conceituadas do Norte do Brasil. Em 2019, ampliou seu portfólio de serviços, indo além dos exames de imagem e inaugurando em seu laboratório de análises clínicas.
Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS