Home | Blog | Tomografia da cabeça: como é feita, indicações e preparo

Tomografia da cabeça: como é feita, indicações e preparo

Neste artigo, reunimos todas as informações sobre o exame. Além disso, mostramos onde realizá-lo em Manaus, AM. Confira!

Como é a tomografia do crânio?

tomografia da cabeça é feita no tomógrafo, um equipamento tubular que escaneia o crânio em 360º. Para realizá-la, o paciente permanece deitado, usando um colete de chumbo sobre a roupa.

As imagens em múltiplos planos são geradas por emissão de feixes de raio X. Elas permitem ao especialista fazer análises por secções, pois as estruturas podem ser observadas em diversas “fatias”, por diferentes ângulos (de lado, de cima, por trás etc).

O processo de captação das imagens é bastante rápido, durando poucos minutos. Depois, é preciso aguardar apenas o médico responsável elaborar o laudo.

Para quem o exame é indicado?

A tomografia do crânio é solicitada, por exemplo, em casos de suspeita de acidente vascular cerebral (AVC). O AVC é uma complicação do sistema nervoso central decorrente da interrupção no suprimento de sangue em alguma região do cérebro.

A gravidade do evento varia conforme o tamanho da área afetada. O importante é que, ao primeiro sinal, o paciente seja imediatamente levado para o hospital. Essa é a única maneira de tentar salvar a área que sofreu a isquemia.

Outras possíveis indicações para a tomografia de cabeça são investigações de traumatismos cranianos encefálicos (TCE), hidrocefalia, tumores e malformações cranianas.

Por outro lado, o exame é contraindicado quando há suspeita ou confirmação de gravidez, por conta da radiação. Exceções dependem da justificativa do médico solicitante e do aval do médico radiologista, constatando sua real necessidade.

O que a TC do crânio detecta?

A tomografia do crânio realizada sem contraste permite detectar, rapidamente, hemorragias agudas. Além disso, mostra diversas alterações estruturais macroscópicas.

Já a tomografia com contrate possibilita identificar tumores e abscessos no encéfalo, tais como anormalidades na medula espinhal, no tronco encefálico ou nas raízes dos nervos espinhais (como um carcinoma meníngeo, que é quando as células cancerígenas se espalham pelo líquor, o líquido que envolve o sistema nervoso central).

Como se preparar para o exame?

As orientações preparatórias para a tomografia de cabeça são relativamente simples. Deve-se fazer jejum de 4 horas e se apresentar à clínica sem brincos ou piercings na face. Aparelhos dentários móveis também devem ser retirados.

Caso seja necessário o uso de contraste, é preciso suspender medicações que contenham metformina por 48 horas antes e 48 horas depois do exame. Além disso, pacientes que fazem uso de medicamentos como sildenafila (Viagra® e Revatio®), vardenafila (Levitra® e Vivanza®) e tadalafila (Cialis®) devem suspender o uso nas 48 horas que antecedem o exame e nas 24 horas seguintes.

Pacientes menores de idade têm que comparecer à clínica acompanhados por um responsável. O acompanhante deverá ficar na clínica no local até o término do exame. Caso já tenha realizado alguma tomografia de cabeça no passado, o(s) laudo(s) deve(m) ser levado(s) no dia do exame e entregue(s) ao radiologista responsável.

Se houver necessidade do uso de contraste iodado, geralmente, administrado via oral ou endovenosa, o paciente deverá preencher um questionário de segurança para exames com contraste. Além disso, pessoas acima de 60 anos de idade, portadores de doença renal aguda ou crônica, transplantados renais ou pacientes que tenham feito procedimentos cirúrgicos nas vias urinárias ou nos rins só podem fazer uso do contraste após apresentarem um resultado recente de creatinina.

Caso haja conhecimento de alergia leve a contraste, pode-se realizar um preparo antialérgico com 48 horas de antecedência. Mas em pacientes com alergia moderada ou grave, o contraste não é utilizado.

Já a aplicação de anestesia é feita somente sob prescrição médica. Ela costuma ser necessária em crianças menores de cinco anos de idade e em pacientes que não conseguem permanecer imóveis durante a realização do exame.

Onde fazer uma tomografia da cabeça em Manaus?

Apesar da tomografia da cabeça ser um exame bastante solicitado, ela é encontrada apenas em hospitais e clínicas de referência em medicina diagnóstica. Em Manaus, o exame está disponível na Magscan. Aqui, contamos com radiologistas especializados em diagnósticos por imagem e dispomos dos mais modernos equipamentos — tudo para oferecer laudos seguros e precisos. Portanto, caso seu neurologista solicite esse ou outros exames, conte conosco!

Para marcar uma avaliação individual, acesse nossa central de marcação online. Se preferir, agende seu exame pelo WhatsApp (92) 99903-9910.

Magscan - Medicina e Saúde
Hoje, a Magscan é uma das empresas de saúde mais conceituadas do Norte do Brasil. Em 2019, ampliou seu portfólio de serviços, indo além dos exames de imagem e inaugurando em seu laboratório de análises clínicas.
Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS