Home | Blog | Tudo sobre o exame RT-PCR em Manaus

Tudo sobre o exame RT-PCR em Manaus

O RT-PCR é um dos exames diagnósticos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como parte da estratégia de controle da disseminação do coronavírus. Trata-se de um teste molecular considerado “padrão ouro” — pois, se realizado no período adequado, identifica o vírus Sars-CoV-2 na fase aguda da doença e permite confirmar a Covid-19.

Neste artigo, mostraremos como funciona e onde realizar o exame RT-PCR em Manaus. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas.

Como funciona o RT-PCR para Sars-CoV-2?

A sigla RT-PCR (do inglês reverse transcription polymerase chain reaction) significa “reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa”. Não confunda com a dosagem de proteína C reativa, um tipo exame de sangue que também é chamado de PCR.

O RT-PCR para o coronavírus é feito com uma pequena quantidade de secreção da mucosa nasal ou da garganta. As amostras são coletadas em swabs (coletores parecidos com cotonetes).

O exame busca detectar o RNA do vírus Sars-CoV-2. Para isso, realiza-se a amplificação de três marcadores (gene RdRP, gene N e gene E), graças à técnica de transição reversa em tempo real. Assim:

  • se constatada a existência dos três marcadores, o coronavírus é considerado detectado;
  • se houver dois ou somente um marcador, o resultado do RT-PCR é considerado inconclusivo.

O RT-PCR é indolor. No entanto, alguns pacientes consideram sua realização um pouco incômoda.

Para quem o teste RT-PCR é indicado?

O RT-PCR é indicado para checar se a pessoa está com Covid-19. Ele deve ser realizado entre o segundo e o décimo dia de sintomas sugestivos para a doença, como febre, tosse seca, cansaço sem motivo aparente, falta de ar constante e perda do paladar.

Além disso, também é recomendado para pessoas que tiveram contato, nos últimos dias, com alguém que recebeu o diagnóstico positivo para Covid-19. Mesmo que estejam assintomáticas, muitas pessoas nessa condição desejam investigar se contraíram a doença e acabar com essa dúvida.

A indicação também ocorre em pré-operatórios de cirurgias eletivas, como forma de avaliar a imunidade do paciente. E também para indivíduos que têm viagens internacionais agendadas para os próximos dias.

Quando fazer o exame RT-PCR para coronavírus?

Para ser efetivo, o RT-PCR precisa ser feito no início da infecção, de preferência, ainda na primeira semana. Nesse período, o organismo está com uma grande quantidade de coronavírus.

No entanto, se a pesquisa for feita muito precocemente, logo após o contato, pode-se ter um resultado falso-negativo. Isso ocorre porque, apesar de o indivíduo ter sido infectado, ainda não há uma quantidade detectável de vírus. O mesmo ocorre se o teste for feito após três semanas do contágio.

Por isso, os resultados precisam ser avaliados por profissionais capacitados. Além disso, é comum haver a solicitação para que os pacientes repitam os testes em um momento mais oportuno ou realizem exames complementares, como o teste sorológico (anticorpos IGM ou IGG) ou mesmo a tomografia computadorizada.

Outro aspecto importante: mesmo que o resultado do RT-PCR dê negativo para Covid-19, os cuidados continuam. Deve-se manter todas as preocupações quanto à transmissão da doença.

Onde fazer o exame RT-PCR em Manaus?

Para fazer o exame RT-PCR em Manaus, procure uma clínica de referência em diagnóstico laboratorial. Devido ao elevado custo dos insumos e aparelhos, bem como por conta da necessidade de profissionais altamente especializados, nem todos os laboratórios são capazes de realizá-lo.

Com seu moderno laboratório de análises clínicas, a Magscan oferece uma estrutura preparada para recebê-lo. A liberação do resultado do RT-PCR sai, em média, em até 48 horas.

Qual é o valor do teste PCR em Manaus?

O custo do teste PCR em Manaus varia de acordo com a instituição onde é oferecido. Na Magscan, o respectivo valor pode ser consultado online ou pelo telefone (92) 4009-6001, assim como outras informações.

O exame para Covid-19 também pode ser feito pelo convênio (consulte a cobertura do seu plano de saúde previamente). Mas nesse caso, a prescrição médica deve ser absolutamente clara, para evitar confusões na hora do cadastramento no sistema do laboratório. Em vez de pedir um exame de PCR, simplesmente, orienta-se que os especialistas se refiram ao teste como exame de RT-PCR para Covid-19 ou RT-PCR para SARS-CoV-2. Também é importante mencionar a motivação da indicação e os principais dados clínicos do paciente.

Então, já sabe! Caso precise fazer um teste RT-PCR em Manaus, conte com a gente. Agende seu exame on-line.

Magscan - Medicina e Saúde
Hoje, a Magscan é uma das empresas de saúde mais conceituadas do Norte do Brasil. Em 2019, ampliou seu portfólio de serviços, indo além dos exames de imagem e inaugurando em seu laboratório de análises clínicas.
Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS