Home | Blog | Saiba como funciona um exame de ultrassom

Saiba como funciona um exame de ultrassom

Os exames de imagem são recursos muito importantes para a medicina. A partir da avaliação clínica, o profissional consegue iniciar seu raciocínio. Contudo, o desfecho de muitos casos requer uma avaliação mais aprofundada para fechar o diagnóstico.

Nestes casos, os exames de imagem são grandes aliados para a assistência em saúde. A escolha do exame ideal depende do órgão avaliado e da condição suspeita. Além disso, cada exame tem suas particularidades na exposição do paciente.

O ultrassom, por exemplo, garante versatilidade e segurança, quando comparado a outros métodos. Continue a leitura e entenda melhor!

Entenda o que é ultrassom

A ultrassonografia é um exame que se baseia na emissão de ondas sonoras. Portanto, não há exposição do paciente e do examinador à radiação. A formação da imagem depende da quantidade de ondas que são refletidas ou não ao entrarem em contato com as estruturas.

São consideradas estruturas hipoecoicas aquelas que permitem facilmente a passagem das ondas, como líquidos e gorduras. Já as hiperecoicas impedem a passagem do som e refletem as ondas, resultando em imagens mais brancas.

Saiba como é feito 

Para realizar o ultrassom, é preciso deixar despida a área que se deseja avaliar. Em determinados exames, é necessário realizar um preparo antes, pois isso pode ajudar a tornar mais visíveis determinadas estruturas.

Para realização, o examinador utiliza uma maquininha chamada transdutor. É o transdutor que emite as ondas, bem como identifica aquelas que foram refletidas. Para reduzir a quantidade de ar entre o transdutor e a pele, é interessante o uso de um produto em gel.

Descubra os benefícios

Para realização da maioria dos exames de imagem, o paciente deve permanecer imóvel em determinada posição para que o aparelho possa captar as imagens. Já o ultrassom oferece maior versatilidade, pois o examinador movimenta o transdutor a medida que avalia os órgãos em diferentes planos.

É possível, ainda, acrescentar um recurso chamado doppler. Por meio dele, é identificado o fluxo sanguíneo, muito efetivo na avaliação de vasos. Na verdade, o ultrassom apresenta grande eficácia e as indicações são abrangentes.

Conheça as indicações para o exame

O uso mais conhecido do ultrassom talvez seja aquele obstétrico. Durante o pré-natal, ele está presente em cada trimestre, a fim de avaliar como está o desenvolvimento fetal. Ainda nessa perspectiva, é muito utilizado na ginecologia, seja endovaginal ou pélvico.

O abdome é uma região do corpo cuja avaliação por meio do ultrassom é feita para diagnóstico e acompanhamento. É possível fazer abdome superior (inclui fígado, vesícula biliar, pâncreas e baço) ou total (além dos citados, engloba também rins e bexiga). 

Embora dê uma visão geral das estruturas abdominais, pode ser utilizado para avaliação do sistema urinário. Nesse caso, rins, vias urinárias e bexiga são analisados antes e até mesmo depois de urinar. Outras indicações específicas e muito efetivas envolvem a próstata e a tireoide.

Viu só como o ultrassom é importante para a medicina? Além da eficácia apresentada, destacamos a segurança que oferece para pacientes e examinadores, bem como a versatilidade para avaliação. Não deixe de procurar por uma clínica especializada, com profissionais capacitados e equipamentos de ponta. Tudo isso tem influência para um diagnóstico mais preciso e um melhor cuidado com sua saúde.

Ao longo do texto, mencionamos sobre outros exames. Que tal saber como se preparar para eles?

Magscan - Medicina e Saúde
Hoje, a Magscan é uma das empresas de saúde mais conceituadas do Norte do Brasil. Em 2019, ampliou seu portfólio de serviços, indo além dos exames de imagem e inaugurando em seu laboratório de análises clínicas.
Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS