Ultrassom de mandíbula

ultrassom de mandíbula é um exame de imagem baseado na emissão de ondas sonoras. Ele é solicitado em diversas situações, mas, com o recente aumento nos casos de bruxismo e disfunção da articulação temporomandibular (DTM), indiretamente ligados ao estresse da pandemia de Covid-19, ele se tornou muito procurado.

Quer saber mais sobre esse tipo de ultrassonografia? Então, continue a leitura!

O que é a mandíbula?

mandíbula, também conhecida como maxilar, é a parte inferior do chamado forame mandibular. Essa, por sua vez, é a estrutura óssea responsável pela abertura da boca, a qual se divide entre a maxila (parte superior, fixa) e a mandíbula (parte móvel).

A mandíbula se conecta ao crânio por meio da articulação temporomandibular (ATM). É ela que nos permite abrir a boca para mastigar, falar, etc.

Quando o ultrassom de mandíbula é indicado?

Quando o médico ou o dentista precisa avaliar algum aspecto na região maxilar, sejam ossos, nervos ou artérias, ele solicita um ultrassom de mandíbula. O exame pode ser indicado em caso de:

  • cirurgias nos maxilares;
  • implantes dentários;
  • extração do terceiro molar;
  • tratamento para ATM;
  • entre outros procedimentos na região da mandíbula.

O que o exame permite diagnosticar?

A ultrassonografia é considerada um exame de alta confiabilidade e sensibilidade. No caso do ultrassom de mandíbula, é possível diagnosticar:

  • sinusite maxilar, uma das doenças mais comuns na otorrinolaringologia, entre outras patologias dos seios paranasais;
  • tumores da mandíbula, os quais podem ser benignos ou malignos e provocam dor, edema, hipersensibilidade, entre outros sintomas;
  • disfunção temporomandibular (DTM), decorrente de problemas na articulação e/ou nos músculos envolvidos na mastigação, causando dores de cabeça, zumbidos no ouvido, bruxismo (ranger dos dentes), estalos, problemas na mordida (encaixe dos dentes superiores e inferiores), dor na órbita ocular, entre outros.

Como o ultrassom de mandíbula é realizado?

Para realizar o ultrassom de mandíbula, o examinador aplica um gel sobre o maxilar do paciente. Em seguida, manuseia o transdutor (aparelho que emite as ondas sonoras responsáveis pela formação das imagens) sobre o local. Durante sua execução, o paciente precisa permanecer parado.

Quais são os preparos necessários?

ultrassom de mandíbula não necessita de preparo. Solicita-se, apenas, não aplicar cremes na região a ser analisada. O exame pode ser realizado em crianças e gestantes. No dia marcado, compareça à clínica com os resultados de ultrassonografias anteriores, se houver, e com um acompanhante, caso o paciente seja menor de idade.

Precisa fazer um ultrassom de mandíbula em Manaus, AM? Acesse a central de marcação Magscan e faça seu agendamento agora mesmo!

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *