Este exame deve ser agendado com antecedência.
Outros nomes:
- Biópsia de fragmento de mama guiada por ultrassom;
- Biópsia de mama guiada por ultrassom;
- Biópsia de mama por agulha grossa guiada por ultrassom;
- Core-biopsy de mama guiada por ultrassom;
- Ultrassom de mama com biópsia.
– Trata-se de biópsia de mama realizada com agulha grossa, guiada por ultrassonografia.
Critérios de realização:
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- No dia do exame, a cliente deve comparecer acompanhada de um adulto, acima de 18 anos e capaz. No caso de clientes com menos de 18 anos, o acompanhante deverá ser um responsável legal.
- Devem ser apresentados resultados anteriores Ultra das mamas, Mamografias e Ressonâncias, se houver.
Preparo:
- O uso de antiagregantes plaquetários, como ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), clopidogrel (Plavix®) e Ticlopidina (Ticlid®) deve ser suspenso 48 horas antes do exame, mas somente com o consentimento e supervisão do médico assistente.
- O uso de anticoagulantes deverá apenas ser informado ao médico do Setor de Imagem antes do procedimento.
- Caso necessite fazer uso de analgésicos, poderá tomar dipirona (Novalgina®) ou paracetamol (Tylenol®), na dosagem que está habituada.
- No dia do exame, é necessário comparecer de sutiã justo e blusa abotoada na frente.
Cuidados após o exame
- A cliente não deve ir embora dirigindo.
Observações:
– O serviço realiza apenas a coleta material, devendo o paciente levar o material coletado para análise e estudo anátomo patológico em outro serviço.
Se houver a necessidade da realização de biópsias de mais de uma lesão, haverá necessidade de inclusão e cobrança das outras lesões, pois a autorização será por lesão/nódulo. Muitas vezes só é possível saber isso durante a realização do procedimento.
- Em caso de Plano de Saúde, deverá haver solicitação médica para a biópsia e para o exame anatomopatológico. Caso sejam realizadas biópsias de mais de uma lesão, a solicitação médica deverá estar no plural (exames anatomopatológicos).
- É necessário apresentar todos os resultados anteriores relacionados ao exame (mamografia / ultrassonografia / ressonância e biopsias).