Home | Exames | ELETROCARDIOGRAMA

ELETROCARDIOGRAMA

eletrocardiograma é um exame de imagem muito solicitado pelos cardiologistas, sendo indicado para investigar ou descartar a suspeita de problemas cardíacos. Dependendo do resultado do exame, o médico pode orientar sobre mudanças no estilo e/ou tratamentos específicos.

A seguir, veja tudo que o paciente deve saber sobre o exame que analisa a atividade elétrica do coração. Além disso, saiba onde realizar um eletrocardiograma em Manaus, AM. Boa leitura!

O que é o eletrocardiograma?

O eletrocardiograma (ECG) é o registro da atividade elétrica do coração durante cada batimento. Trata-se de um procedimento rápido (leva cerca de 3 minutos), indolor e que não traz riscos ao paciente.

Em relação ao resultado do exame, ele fornece informações sobre:

  • o impulso do nó sinusal ou sinoatrial (a parte do coração responsável pelos batimentos por minuto);
  • a frequência e o ritmo cardíaco;
  • as vias de condução nervosa.

Quando o eletrocardiograma é indicado?

Na maioria das vezes, o eletrocardiograma é solicitado pelos cardiologistas quando há suspeita de alguma doença cardíaca. É o caso de pacientes com histórico familiar de infarto, entre outras.

Mas ele também pode ser indicado como parte dos exames de rotina para pessoas assintomáticas, geralmente, idosas. Aliás, realizá-lo, mesmo que não existam evidências de problemas, é importante para servir como base de comparação no caso de, futuramente, alguma doença se desenvolver.

Além disso, o eletrocardiograma pode ser solicitado na avaliação médica para a prática de atividades físicas, caso o exame clínico e a anamnese apontem sua necessidade. Isso vale, principalmente, para crianças e adolescentes que participam de competições e para esportistas homens acima de44 anos de idade e esportistas mulheres acima de 54.

Se o ritmo das atividades elétricas do coração estiver anormal (rápido, lento ou irregular), o eletrocardiograma ajuda a localizar a origem do problema. Para os especialistas, esse dado é imprescindível, pois contribui para determinar a causa do problema.

Quais são as instruções e preparos necessários?

O eletrocardiograma é um exame realizado somente com solicitação médica. Ele precisa ser pré-agendado e é realizado por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16:30h, e aos sábados, das 7:30h às 11 horas.

Em relação ao preparo, em pacientes adultos recomenda-se, apenas:

  • a depilação dos pelos, caso sejam muito espessos, nas áreas onde os eletrodos serão colocados;
  • o uso de roupas confortáveis, que possam ser abertas na região do tórax.

Portadores de marcapasso, por sua vez, devem levar uma cópia da carteirinha do equipamento. Isso é necessário para que os examinadores possam conferir as respectivas informações.

Já nas crianças, o procedimento padrão é sempre realizar o exame sem sedação. Por isso, caso sejam muito agitadas (não colaborativas), impossibilitando um traçado de qualidade satisfatória, o eletrocardiograma não é realizado.

Por fim, pacientes de qualquer idade devem levar os nomes de todos os medicamentos ingeridos nos últimos 5 dias anotados. Esse papel deve ser entregue ao examinador antes de começar o exame.

Como é o exame?

Para realizar o eletrocardiograma, o examinador posiciona pequenos eletrodos (sensores redondos, colados no tórax, punhos e tornozelos), os quais são ligados à máquina que produz os traçados. Os eletrodos servem para medir a magnitude e a direção das corretes elétricas em cada batimento.

Quais anormalidades podem ser mostradas?

Diversos problemas cardíacos podem ser revelados a partir do eletrocardiograma. Entre eles, pode-se citar:

  • infarto do miocárdio (ataque cardíaco);
  • arritmia (ritmo cardíaco anormal);
  • protuberâncias (aneurismas, os quais se desenvolvem nas paredes enfraquecidas do coração);
  • isquemia (insuficiência de suprimento de sangue ou oxigênio para o coração, devido a bloqueios nas artérias coronárias);
  • hipertrofia das paredes do coração (muitas vezes, decorrente da hipertensão arterial); entre outros.

Deve-se tomar algum cuidado após o exame?

O único cuidado que precisa ser tomado após a realização do ecocardiograma é evitar a incidência da luz solar sobre a pele das áreas onde os eletrodos foram colocados por 48 horas. Dessa maneira, previne-se o aparecimento de manchas.

Onde realizar um eletrocardiograma em Manaus?

Moradores de Manaus e região podem fazer seu eletrocardiograma, assim como análises clínicas e/ou exames de imagem, na Magscan. Nosso centro de diagnósticos oferece uma infraestrutura completa e conta com um corpo clínico experiente e em constante aprimoramento. Além disso, estamos localizados em uma região de fácil acesso. Tudo para facilitar sua vida!

Como mostrado, um exame, relativamente, simples pode dizer muito sobre sua saúde — por isso, não demore para agendar seu eletrocardiograma em Manaus. Estamos à disposição!

Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS