Home | Exames | RM ORBITA BILATERAL

RM ORBITA BILATERAL

Instruções

– A execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de ressonância magnética, o que é avaliado no momento do estudo, de acordo com a distribuição da gordura corporal e com a circunferência abdominal de cada pessoa. De qualquer modo, trata-se de um fator importante para os indivíduos com peso superior a 150 kg.

– Este exame é realizado somente com solicitação médica.

– Pode ser feito com anestesia. Sendo obrigatória para menores de 5 anos de idade ou pessoas de qualquer idade que possuam dificuldades em colaborar.

Recomendações importantes:

– Não usar maquiagem no rosto e área dos olhos, em especial uso de rímel, cílios postiços, sombra ou lápis de olho. Os pigmentos destes produtos geralmente causam artefatos e prejudicam a qualidade do exame.

– Retirar lentes antes do exame.

– Comparecer à Unidade sem jóias, brincos ou pulseiras. A retirada de piercings, se houver, será necessária;

– Estar com cabelos secos, sem uso de gel ou cremes;

– Não usar óleos corporais ou cremes analgésicos no local do estudo.

– Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel precisam retirá-lo antes do exame. Os fixos, embora possam prejudicar a qualidade do exame, não apresentam risco para o cliente. Porém, no caso de o aparelho fixo gerar artefatos que impedem a avaliação do exame, será informado ao paciente, que precisará retornar com seu médico para avaliar se há possibilidade de solicitar outro exame que não gere artefatos ou se, estritamente necessária a RM, que avalie a possibilidade da remoção do aparelho ortodôntico fixo antes do exame.

– Clientes menores de 18 anos:

  • Devem estar acompanhados de um responsável legal, que precisa permanecer na unidade até o fim do procedimento.

– Clientes acima de 70 anos:

  • Necessário apresentar resultado de Creatinina realizado nos últimos 60 dias.

O resultado atual de Creatinina também é necessário para clientes que apresentam os seguintes quadros:

  • – Doença renal aguda ou crônica
  • – Realizado transplante renal ou procedimento cirúrgico de rins e/ou vias urinárias
  • – Diabéticos
  • – Hipertensão ou gota

Clientes alérgicos a contraste

  • Entrar em contato com a Central de Atendimento para obter orientações

– Mulheres em período de amamentação

Recomenda-se por precaução, interromper a amamentação por 24h após o uso do contraste, para tanto, recomenda-se que seja ordenhado o leite antes do exame, para ser oferecido à criança neste período. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Central de Atendimento para maiores informações.

– O cliente deve apresentar exames anteriores, se houver;

– Clientes acamados ou hospitalizados somente poderão ser atendidos nas unidades de atendimento caso estejam acompanhados de ambulância e médico assistente, que deverão permanecer na unidade durante toda a realização do exame e até o término do mesmo. É necessário contato hospitalar com nossa equipe de enfermagem previamente para informar condições clínicas do paciente.

Preparo

– Caso tenha o hábito de tomar algum tipo de calmante, sedativo ou relaxante, poderá tomá-lo 1 hora antes do exame, na dosagem em que está habituado. Porém, deverá comparecer à Clínica acompanhado e não deverá dirigir veículo automotivo após seu uso.

– No caso de antecedentes alérgicos, informe no momento do agendamento para que seja avaliada a necessidade do uso de contraste e possivelmente de preparo anti-alérgico.

Contraindicações

É PROIBIDA A ENTRADA NAS SALAS DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA PORTANDO QUALQUER OBJETO METÁLICO NO CORPO (RELÓGIOS, CHAVES, BRINCOS, MOEDAS, CARTÃO MAGNÉTICO, ETC).

PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIAS NEUROLÓGICAS DEVEM APRESENTAR LAUDO MÉDICO INFORMANDO O A MARCA E MODELO DO MATERIAL IMPLANTADO (POR EXEMPLO NO CASO DE EMBOLIZAÇÃO DE ANEURISMAS) E INFORMANDO A COMPATIBILIDADE DO MATERIAL COM O CAMPO MAGNÉTICO DA RESSONÂNCIA.

ATENÇÃO:

Em caso de conter materiais metálicos não descritos aqui, o cliente deve entrar em contato com a MAGSCAN para verificar a possibilidade de realizar o exame.

  1. a) Os seguintes materiais contraindicam a realização do exame:
  • Marca-passo cardíaco;
  • Neuroestimulador;
  • Clipes de aneurisma;
  • Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intraoculares para catarata);
  • Implantes otológicos cocleares;
  • Fixadores ortopédicos externos;
  • Acidente com arma de fogo: a depender do local. Informe para verificar a possibilidade de realizar o exame.
  1. b) Materiais permitidos para a realização do exame:

– Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar;

– Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas);

– Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos). Exceto de paciente inconsciente.

– Derivação ventriculoperitoneal

– Dispositivo intrauterino (DIU)

– Stents intravasculares (como Stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

  1. c) Tatuagens e Maquiagem definitiva: esperar pelo menos 30 dias para realizar a RM.
  2. d) A RM deve ser evitada no primeiro trimestre de gestação (até 12 semanas). Caso haja dúvida em relação a possível gestação inicial, necessário confirmação com exame de beta-HCG sanguíneo.
  3. e) Portadores de clipe de aneurisma, próteses de ouvido ou expansor mamário, o exame só poderá ser realizado se comprovarem a marca e modelo de objeto utilizado, por meio de formulário, cartão de fabricante ou carta do médico informando a marca, modelo e ano de fabricação, (caso já tenha realizado RM após a colocação do objeto, trazer o laudo e imagens do dia do exame);

Para maiores informações entre em contato com a MAGSCAN.

Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS