Home | Exames | TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO PESCOÇO (PARTES MOLES-LARINGE)

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO PESCOÇO (PARTES MOLES-LARINGE)

Agendamento:

– Este exame deve ser agendado com antecedência.

– Este exame é realizado somente com solicitação médica e pode ser feito com anestesia, se necessário (apresentar pedido médico).

– Crianças entre 1 e 5 anos de idade, que não conseguem colaborar (Movimentos impedem a realização do exame), agendar Tomografia com Anestesia, conforme agenda e dias específicos.

– Clientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, que precisa permanecer na unidade até o fim do procedimento.

– Mulheres com atraso menstrual ou incerteza em relação à gravidez: não devem realizar o exame. Apresentar teste de gravidez (Bhcg antes do exame).

– Gestantes: não realizar o exame caso não tenha autorização por escrito do médico solicitante. Adicionalmente deverá ser avaliado o real benefício do exame solicitado pelo médico radiologista desta Clínica, sendo assim:

  • Gestantes com documento do médico confirmando a gestação e autorizando a realização da tomografia solicitada, e com aprovação do médico radiologista desta Clínica devem: Assinar termo de consentimento do exame autorizando a realização do mesmo e afirmando estarem cientes dos potenciais riscos.
  • O exame será realizado com o uso do avental de Chumbo, cedido na unidade, caso o segmento a ser avaliado não seja o abdômen (exames do abdômen devem ser realizados sem avental de chumbo).

– Não se recomenda a interrupção da amamentação para realização do exame ainda que seja necessária a administração do contraste. Em caso de dúvida entre em contato com a central de atendimento para maiores esclarecimentos sobre a segurança do procedimento.

– O uso do meio de contraste por via endovenosa, sempre que solicitado ou necessário, e quando autorizado pelo paciente, será avaliado por médico radiologista desta Clínica, que analisará a sua real necessidade, levando em consideração potenciais riscos e benefícios, em associação às condições clínicas do paciente. Sendo recomendado o mesmo após esta avaliação, será informado ao paciente o dia para realização do mesmo.

– Para as indicações de uso do contraste, é necessário apresentar o resultado de Creatinina recente (exame de sangue realizado nos últimos 60 dias) sempre que o paciente tenha acima de 60 anos, ou com as seguintes condições clínicas: quadro de doença renal aguda ou crônica, realizado transplante renal ou procedimento cirúrgico de rins e/ou vias urinárias.

– Caso em exames anteriores de ressonância magnética ou tomografia computadorizada o cliente tenha apresentado quadros de alergia após a utilização do contraste OU apresente alergia à medicamentos e/ou alimentos, entrar em contato com a central de atendimento. Poderá ser necessário o preparo anti-alérgico antes da realização do exame, ou o mesmo poderá ser contraindicado (Pacientes alérgicos ao contraste iodado – reação moderada/grave –  não poderão realizar o exame com contraste).

– A execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de Tomografia. Para clientes com peso superior a 130 kg e circunferência abdominal maior de 180 cm, favor entrar em contato com a Clínica. Cada caso será avaliado em particular, levando em consideração o segmento do corpo a ser estudada, a posição necessária durante a realização do exame, e, os limites de tolerância dos equipamentos.

– O cliente deve apresentar resultados anteriores, sempre que houver;

– Clientes acamados ou hospitalizados somente poderão ser atendidos nas unidades de atendimento caso estejam acompanhados de ambulância e médico assistente, que deverão permanecer na unidade durante toda a realização do exame e até o término do mesmo. É necessário contato hospitalar com nossa equipe de enfermagem previamente para informar condições clínicas do paciente.

 

Preparo

-No agendamento o paciente deve informar se tem antecedentes alérgicos à medicamentos ou alimentos;

– Preparo antialérgico é recomendado para pacientes com histórico alérgico e que necessitem realizar o contraste endovenoso, a ser feito dois dias antes do exame (vide “preparo antialérgico”).

– Este exame requer um jejum de quatro horas.

– Suspensão de medicamentos

  • O cliente deve suspender, nas 48 horas que antecedem o exame e com o consentimento do médico assistente, o uso de medicamentos que contenham a metformina (Dimefor®, Glifage®, Glucoformin®, Glucovance® ou Starform®, Avandamet®, Aktos®, Diaformin®, Formet®, Galvus®, Glicefor®, Glicomet®, Glucofage®, Meguanin®, Metfordin®, Metform®, Metformina®, Metformix®, Neo Metformin®, Teutoformin®) e a fenformina (Debei®), que é contraindicada nos exames com contraste iodado endovenoso. A suspensão dessas medicações ainda precisa ser mantida por 48 horas após o exame.

 

  • Além disso, clientes que fazem uso dos medicamentos sildenafila (Revatio® e Viagra®), tadalafila (Cialis®) ou vardenafila (Levitra® e Vivanza®), não devem usar estes medicamentos nas 48 horas que antecedem o exame e nas 24 horas após o exame.

 

– O cliente deve apresentar resultados anteriores, sempre que houver.

– Para a realização do procedimento, deve-se comparecer à unidade sem joias, brincos, pingentes ou piercing, ou retirados antes do procedimento.

– Deve-se retirar aparelhos dentários removíveis antes da realização do exame.

– No caso de o paciente fazer uso de traqueostomia com cânula metálica, deve procurar seu médico para realizar a troca por cânula de material não metálico (plástico), sempre que possível. O material metálico da cânula pode gerar artefatos que prejudicam parcialmente a avaliação do exame.

Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS