A tomografia computadorizada (TC) do tórax ou, simplesmente, tomografia do tórax é um exame de diagnóstico por imagem feito, somente, com pedido médico. Graças a ela, pode-se gerar imagens, com alto nível de detalhamento e em múltiplos planos, de órgãos, tecidos e outras estruturas internas do organismo.
A tomografia do tórax é realizada com o paciente deitado no tomógrafo, um equipamento que se assemelha a um grande tubo horizontal. Para formar as imagens, utilizam-se feixes de raio-X. Essas podem ser analisadas por secções (como se fossem “fatias”) e de vários ângulos (de cima, de frente, dos lados, entre outros).
Durante a realização, é necessário usar um avental de chumbo. As exceções são os pedidos em que são solicitados, em conjunto, a tomografia do abdome. Apenas nesse caso, o avental de chumbo não é utilizado.
Pacientes que têm dificuldade para permanecer imóveis, como crianças pequenas, podem ser anestesiadas. Essa opção é considerada, somente, quando existe prescrição médica. Mas atenção: se necessário o uso de anestesia, o exame é feito conforme a disponibilidade da agenda, em dias específicos.
A maioria das TC do tórax é feita sem contraste e leva poucos minutos. Quando necessário, o meio de contraste usado nas tomografias é o iodado, o qual pode ser administrado por via endovenosa, oral ou retal. Trata-se de um elemento radiopaco, ou seja, que fica opaco ao receber a radiação.
O uso de contraste proporciona uma melhor visibilidade dos órgãos, tecidos e vasos sanguíneos. Nesses casos, o exame pode levar até 30 minutos.
Além de constar no pedido médico, o uso do contraste só é feito com a autorização do paciente. Ao mesmo tempo, é necessário que o médico radiologista avalie e comprove sua real necessidade. Para tanto, o especialista leva em consideração os potenciais riscos e benefícios, sempre em associação às condições clínicas do paciente.
A tomografia do tórax permite diagnosticar anormalidades e doenças cardíacas, pulmonares e outras, desde que referentes à caixa torácica. Ela pode ser usada:
Por outro lado, a tomografia do tórax é contraindicada para grávidas ou mulheres com atraso menstrual e suspeita de gravidez. Nesses casos, pode-se exigir a apresentação do resultado do Beta-HCG (conhecido como exame de gravidez), antes de realizá-la.
As exceções, novamente, são as grávidas cuja execução do exame tem autorização e justificativa, por escrito, do obstetra responsável. O radiologista da clínica avaliará o real benefício e, se confirmado, dará andamento.
Nesse tipo de situação, a paciente é sempre alertada sobre os potenciais riscos envolvidos, por conta da radiação. Esses, aliás, também são descritos no termo de consentimento, assinado antes da realização do exame.
Se realizada sem contraste, a tomografia do tórax não requer jejum nem a suspensão de medicamentos. Caso o uso de contraste esteja previsto, deve-se realizar jejum, em média, de oito horas.
Algumas pessoas, para fazer o exame com contraste, precisam, ainda, apresentar o resultado do exame de creatinina (feito nos últimos 60 dias). É o caso de:
No caso de histórico de alergia aos meios de contrastes, apresentado em outros exames de tomografia computadorizada ou mesmo de ressonância magnética, deve-se comunicar à central de atendimento. O mesmo ocorre em casos de alergia a medicamentos e/ou a alimentos, as quais também precisam ser notificadas no agendamento.
Dependendo do quadro, pode ser necessário fazer um preparo antialérgico, o qual é realizado dois dias antes do exame. No entanto, se a reação apresentada for considerada moderada ou grave, o uso de contraste é contraindicado.
Para a realização do procedimento, deve-se comparecer à unidade agendada sem o uso de joias, brincos ou pingentes, sendo recomendada, também, a retirada de piercings. Além disso, não vista roupas com botões metálicos ou zíperes. E caso haja resultados de exames anteriores, é sempre bom levá-los.
Para pacientes menores de 18 anos, exige-se a companhia de um responsável legal, o qual precisa permanecer na clínica até o fim do procedimento. Maiores de idade, em geral, podem se apresentar sozinhos.
Em Manaus, AM, é possível realizar a tomografia do tórax na Magscan. Graças ao nosso corpo clínico altamente especializado e atualizado, estruturas modernas e atendimentos humanizados, conquistamos o título de centro de referência em medicina diagnóstica.
Atendemos, inclusive, pacientes hospitalizados. Mas, nesses casos, é necessário o contato da equipe hospitalar responsável com a nossa equipe de enfermagem, para informar, previamente, sobre as respectivas condições clínicas. Além disso, é preciso que eles estejam acompanhados de uma ambulância e de um médico assistente, que deverão permanecer na unidade durante todo o período do exame.
Para concluir, lembre-se: uma tomografia do tórax bem feita pode fazer a diferença na sua saúde. Caso seu médico tenha solicitado o exame, nem pense em adiá-lo. Conte com a equipe da Magscan para se cuidar como você merece!
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (92) 4009-6001, WhatsApp ou e-mail. Já para marcar o exame, faça o agendamento pela nossa central de marcação online!