Home | Exames | Tomografia do tórax

Tomografia do tórax

A tomografia computadorizada (TC) do tórax ou, simplesmente, tomografia do tórax é um exame de diagnóstico por imagem feito, somente, com pedido médico. Graças a ela, pode-se gerar imagens, com alto nível de detalhamento e em múltiplos planos, de órgãos, tecidos e outras estruturas internas do organismo.

Como a tomografia do tórax é feita?

A tomografia do tórax é realizada com o paciente deitado no tomógrafo, um equipamento que se assemelha a um grande tubo horizontal. Para formar as imagens, utilizam-se feixes de raio-X. Essas podem ser analisadas por secções (como se fossem “fatias”) e de vários ângulos (de cima, de frente, dos lados, entre outros).

Durante a realização, é necessário usar um avental de chumbo. As exceções são os pedidos em que são solicitados, em conjunto, a tomografia do abdome. Apenas nesse caso, o avental de chumbo não é utilizado.

Pacientes que têm dificuldade para permanecer imóveis, como crianças pequenas, podem ser anestesiadas. Essa opção é considerada, somente, quando existe prescrição médica. Mas atenção: se necessário o uso de anestesia, o exame é feito conforme a disponibilidade da agenda, em dias específicos.

Como é a tomografia com indicação de uso de contraste?

A maioria das TC do tórax é feita sem contraste e leva poucos minutos. Quando necessário, o meio de contraste usado nas tomografias é o iodado, o qual pode ser administrado por via endovenosa, oral ou retal. Trata-se de um elemento radiopaco, ou seja, que fica opaco ao receber a radiação.

O uso de contraste proporciona uma melhor visibilidade dos órgãos, tecidos e vasos sanguíneos. Nesses casos, o exame pode levar até 30 minutos.

Além de constar no pedido médico, o uso do contraste só é feito com a autorização do paciente. Ao mesmo tempo, é necessário que o médico radiologista avalie e comprove sua real necessidade. Para tanto, o especialista leva em consideração os potenciais riscos e benefícios, sempre em associação às condições clínicas do paciente.

Quando a TC do tórax é indicada?

A tomografia do tórax permite diagnosticar anormalidades e doenças cardíacas, pulmonares e outras, desde que referentes à caixa torácica. Ela pode ser usada:

Quando a TC do tórax é contraindicada?

Por outro lado, a tomografia do tórax é contraindicada para grávidas ou mulheres com atraso menstrual e suspeita de gravidez. Nesses casos, pode-se exigir a apresentação do resultado do Beta-HCG (conhecido como exame de gravidez), antes de realizá-la.

As exceções, novamente, são as grávidas cuja execução do exame tem autorização e justificativa, por escrito, do obstetra responsável. O radiologista da clínica avaliará o real benefício e, se confirmado, dará andamento.

Nesse tipo de situação, a paciente é sempre alertada sobre os potenciais riscos envolvidos, por conta da radiação. Esses, aliás, também são descritos no termo de consentimento, assinado antes da realização do exame.

Quais são os preparos necessários?

Se realizada sem contraste, a tomografia do tórax não requer jejum nem a suspensão de medicamentos. Caso o uso de contraste esteja previsto, deve-se realizar jejum, em média, de oito horas.

Algumas pessoas, para fazer o exame com contraste, precisam, ainda, apresentar o resultado do exame de creatinina (feito nos últimos 60 dias). É o caso de:

  • pacientes que tenham acima de 60 anos de idade;
  • pacientes com quadro de doença renal aguda ou crônica;
  • pacientes que realizaram transplante renal;
  • pacientes que realizaram algum procedimento cirúrgico nos rins e/ou nas vias urinárias.

No caso de histórico de alergia aos meios de contrastes, apresentado em outros exames de tomografia computadorizada ou mesmo de ressonância magnética, deve-se comunicar à central de atendimento. O mesmo ocorre em casos de alergia a medicamentos e/ou a alimentos, as quais também precisam ser notificadas no agendamento.

Dependendo do quadro, pode ser necessário fazer um preparo antialérgico, o qual é realizado dois dias antes do exame. No entanto, se a reação apresentada for considerada moderada ou grave, o uso de contraste é contraindicado.

Como se apresentar à clínica?

Para a realização do procedimento, deve-se comparecer à unidade agendada sem o uso de joias, brincos ou pingentes, sendo recomendada, também, a retirada de piercings. Além disso, não vista roupas com botões metálicos ou zíperes. E caso haja resultados de exames anteriores, é sempre bom levá-los.

Para pacientes menores de 18 anos, exige-se a companhia de um responsável legal, o qual precisa permanecer na clínica até o fim do procedimento. Maiores de idade, em geral, podem se apresentar sozinhos.

Onde fazer tomografia de tórax em Manaus?

Em Manaus, AM, é possível realizar a tomografia do tórax na Magscan. Graças ao nosso corpo clínico altamente especializado e atualizado, estruturas modernas e atendimentos humanizados, conquistamos o título de centro de referência em medicina diagnóstica.

Atendemos, inclusive, pacientes hospitalizados. Mas, nesses casos, é necessário o contato da equipe hospitalar responsável com a nossa equipe de enfermagem, para informar, previamente, sobre as respectivas condições clínicas. Além disso, é preciso que eles estejam acompanhados de uma ambulância e de um médico assistente, que deverão permanecer na unidade durante todo o período do exame.

Para concluir, lembre-se: uma tomografia do tórax bem feita pode fazer a diferença na sua saúde. Caso seu médico tenha solicitado o exame, nem pense em adiá-lo. Conte com a equipe da Magscan para se cuidar como você merece!

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (92) 4009-6001, WhatsApp ou e-mail. Já para marcar o exame, faça o agendamento pela nossa central de marcação online!

Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS