Home | Exames cardiológicos

Exames cardiológicos

Existem diversos tipos de exames cardiológicos. Alguns fazem parte dos exames preventivos mais pedidos pelos médicos. Outros são solicitados em situações específicas, como em check-ups pré-operatórios. Em geral, servem para avaliar a saúde cardíaca, identificando problemas como hipertrofia das paredes, placas de gordura, arritmia, entre outros.

Para acabar com as dúvidas, elaboramos um guia com informações básicas sobre os exames cardiológicos realizados em Manaus, aqui na Magscan. Boa leitura!

Quais são os exames cardiológicos disponíveis em Manaus?

A cidade de Manaus dispõe da infraestrutura da Magscan. Na clínica, há cinco tipos de exames cardiológicos essenciais.

Eletrocardiograma

eletrocardiograma de repouso (ECG) é o mais básico dos exames cardiológico. Ele gera diversos gráficos da atividade elétrica do coração, permitindo avaliar o ritmo cardíaco.

Para isso, o examinador cola eletrodos no tórax, punhos e tornozelos do paciente. Em crianças pequenas ou muito agitadas, a realização do ECG não é indicada.

Teste ergométrico

teste ergométrico (ou eletrocardiograma de esforço) é indicado para avaliar o desempenho das funções cardiorespiratórias (como pressão arterial e frequência cardíaca, bem como desconfortos e sintomas relatados) em situações que exigem esforços físicos. Ele é realizado na esteira, com aumentos de velocidades graduais.

O exame é usado para o diagnóstico de doenças coronárias. Por isso, recomenda-se realizá-lo antes de começar a praticar esportes ou atividades físicas.

Holter 24 horas

holter 24 horas também avalia as atividades elétricas do coração (assim como no eletrocardiograma), mas a análise leva um dia inteiro. Ele é indicado em casos de pessoas que têm episódios frequentes de tonturas, desmaios, palpitações etc.

Para isso, o paciente fica com eletrodos colados no tórax e utiliza um pequeno aparelho, que grava as imagens obtidas ao longo do dia. Isso é importante para captar alterações repentinas, que vêm e vão rapidamente.

Ecocardiograma

ecocardiograma identifica, em tempo real, alterações na anatomia e nas funções do coração. Para isso, o examinador capta as imagens do órgão de maneira parecida como na ultrassonografia, passando o transdutor no tórax do paciente.

Além dos exames diagnósticos, muitas vezes o ecocardiograma é usado durante as cirurgias, para monitorar as condições cardiovasculares do paciente. No entanto, só é realizado a partir dos 12 anos de idade.

Monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA)

monitorização ambulatorial da pressão arterial, mais conhecida como MAPA, serve para aferir a pressão arterial durante 24 horas, inclusive durante à noite. Trata-se de um exame indicado para pessoas acima de 12 anos de idade com suspeita de hipertensão, assim como para avaliar hipertensos em tratamento.

Como se preparar para exames do coração?

As orientações são bastante simples. Em geral, os medicamentos de uso habitual podem ser mantidos, basta informar quais são. Também vale a pena levar os exames cardiológicos anteriores, caso possua.

Um detalhe importante é comparecer à clínica vestindo roupas confortáveis, de preferência, duas peças (nada de vestidos ou macacões), pois será preciso deixar o tórax à mostra para realização dos exames.

Entre os preparos específicos, destacam-se:

  • no ecocardiograma, recomenda-se não realizar esforços físicos imediatamente antes do exame;
  • no holter e no MAPA, não é permitido tomar banho por 24 horas (para não molhar o equipamento) — por isso é importante banhar-se o mais próximo possível do horário agendado para colocar o aparelho;
  • no teste ergométrico, é preciso usar roupas de treino e calçar tênis.

Em quais situações os exames cardíacos são indicados?

Os exames cardiológicos são complementares ao histórico médico e à avaliação clínica baseada nos sintomas descritos pelo paciente. Eles servem para confirmar ou descartar uma suspeita de doença cardíaca ou dos vasos sanguíneos, sendo indicados:

  • a partir do 30 anos, quando há história familiar de doenças cardíacas, pois a genética é um fator de risco importante;
  • após os 35 anos, para pessoas sem histórico familiar de problemas cardiovasculares, mas que sejam sedentárias (outro fator de risco).

Além da investigação de doenças cardíacas, alguns exames são comumente indicados para liberação de prática esportiva e cirurgias.

Por fim, não custa lembrar que a adoção de um estilo de vida saudável, somada à avaliação cardiológica precoce e regular, têm um papel importantíssimo na prevenção de doenças cardiovasculares. Segundo a Organização Mundial da Saúde, essa é a principal causa de morte no mundo.

Assim, mantenha sua rotina de check-up em dia. Caso precise fazer um exame cardiológico em Manaus, procure uma clínica que seja referência em diagnósticos por imagem. Dessa forma, seu médico poderá contar com um laudo preciso para diagnosticar o tipo de problema e indicar o tratamento mais adequado.

A variedade e grau de especificidade dos exames cardiológicos impressiona, não é? Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe!

Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS