Home | Radiologia digital

Radiologia digital

A radiologia digital (DR, na sigla em inglês) representa um avanço no diagnóstico e monitoramento por imagem de diversas doenças, bem como de lesões e outras condições, tais como tumores em órgãos, músculos e tecidos. Em clínicas de referência, localizadas em capitais e regiões mais desenvolvidas, ela já se encontra disponível. A boa notícia é que existem diversos exames de radiologia digital em Manaus, na Clínica Magscan.

Neste artigo mostramos, entre outros aspectos, os diferenciais dessa tecnologia em comparação à convencional, bem como de que forma ela assegura uma melhor precisão no laudo elaborado pelo médico radiologista. Continue a leitura e veja tudo sobre a técnica!

Quando a radiologia digital é indicada?

A radiologia digital é indicada quando é preciso agilidade e precisão nos laudos dos exames. Ela permite detectar de fraturas ósseas a patologias complexas, como câncer, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras. Afinal, ela pode ser usada em diversos exames de imagem, tais como:

  • radiografias (seja no raio-X normal, usado em mamografias, ou em raios-X com contraste);
  • tomografias computadorizadas;
  • exames de medicina nuclear (solicitados quando é preciso avaliar a função de tecidos e órgãos), entre outros.

Como um exame de radiologia digital é feito?

Para o paciente que precisa fazer uma radiografia, por exemplo, o processo de realização de uma radiografia computadorizada (CR, na sigla em inglês) convencional é o mesmo de uma radiografia digital. O que muda é o menor uso de radiação e modo como as imagens são captadas (com o auxílio de um sensor) e, em seguida, digitalizadas.

Quando ficam prontas, as imagens são armazenadas em um banco de dados on-line, junto aos dados dos respectivos pacientes. Vale destacar que as imagens digitais têm melhor qualidade de resolução e nitidez do que nas feitas com filme fotográfico usado na radiologia convencional.

Além disso, as imagens digitais podem ser vistas e manipuladas de diversas formas (para medições, inversões nas escalas de contraste, reconstrução em 3D e 4D e ajustes de zoom em detalhes). Depois, pode ser observadas, diretamente, na tela dos computadores — sem a necessidade de serem impressas. Tudo isso facilita e agiliza a realização do diagnóstico, bem como permite análises mais assertivas.

Quais são os principais diferenciais da radiologia digital?

Na radiologia computadorizada convencional, as imagens são obtidas por meio de um filme fotográfico. Depois, precisam ser reveladas, o que leva em torno de 1 hora. Só então seguem para a avaliação do especialista.

Já na radiologia digital (não por acaso, também chamada de radiologia direta), o aparelho envia as imagens obtidas diretamente para o computador. A partir de então, um software as processa e direciona para a análise do médico radiologista. Isso é feito quase que instantaneamente, levando apenas poucos segundos.

Assim, um importante diferencial da radiologia digital é a rapidez na liberação da imagem. Isso é essencial em situações de emergências médicas, por exemplo.

Outra vantagem é que, com o avanço da tecnologia, não é preciso, sequer, compactar as imagens para conseguir armazená-las no computador. A chegada da computação em nuvem possibilita que elas sejam armazenadas em alta resolução.

E tem mais: graças à Internet de qualidade, elas podem ser acessadas remotamente (em computadores, tablets ou smartphones). Assim, acabou aquela história de levar laudos de um lado para o outro, economizando tempo e eliminando o risco de danificar ou perdê-los.

Consequentemente, o paciente não precisa ser exposto, repetidas vezes, à radiação usada no exame — o que ajuda a preservar sua saúde. A redução da exposição à radiação, aliás, é um dos principais benefícios das clínicas e centros médicos que usam a tecnologia digital.

Quais são as orientações preparatórias e onde fazer radiologia digital em Manaus?

As orientações preparatórias para os exames de radiologia digital são as mesmas das radiologias convencionais. Ou seja, variam conforme o tipo de exame e a área a ser investigada.

Geralmente, é preciso fazer jejum por algumas horas e suspender alguns tipos de medicamentos na véspera e antevéspera da realização. Mas esses detalhes são informados, caso a caso, pela equipe responsável.

Para concluir, os avanços tecnológicos em medicina diagnóstica trazem inúmeros ganhos para os médicos e pacientes. Se você está em busca de um local para fazer exames de radiologia digital em Manaus, conte com a Magscan. Nossos equipamentos são de ponta, atendendo às necessidades dos especialistas mais exigentes!

Caso deseje marcar algum exame, não perca tempo em deslocamentos e filas. Aproveite para agendá-lo on-line na nossa central!

Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS