Home | Exames pneumológicos

Exames pneumológicos

Exames pneumológicos servem para complementar o diagnóstico de diferentes tipos de distúrbios pulmonares, responsáveis por gerar, entre outros sintomas, a falta de ar constante. Em geral, eles costumam ser solicitados por médicos pneumologistas e outros especialistas em doenças respiratórias, após avaliação do histórico clínico e exame físico do paciente.

Precisa realizar um exame pneumológico em Manaus? Então, tire suas principais dúvidas em mais um Guia Magscan!

O que são exames pneumológicos?

Exames pneumológicos são métodos diagnósticos usados em pneumologia quando existe uma suspeita clínica. Eles não apenas contribuem para a confirmação etiológica, como influenciam na estratégia terapêutica.

Quais são os principais tipos?

Existem diversos tipos de exames pneumológicos, os quais são realizados, apenas, com a apresentação do pedido médico. Conheça-os a seguir.

Radiografia do tórax

A radiografia do tórax serve para mostrar a capacidade dos pulmões de movimentar o ar. Para realizá-la não é necessário fazer jejum, apenas retirar joias e metais.

Durante o exame, é preciso que o paciente se mantenha em pé e parado. Também é necessário usar um avental de chumbo, pois as imagens são formadas por meio da emissão de feixes de raio X.

Geralmente, o resultado da radiografia sugere outros exames ou testes. Só então a causa do(s) sintoma(s) apresentado(s) pode ser determinada.

Testes de função pulmonar

Os testes de função pulmonar são realizados em pacientes acima de 7 anos de idade e indicados para medir o desempenho respiratório e determinar o tipo de distúrbio e nível de acometimento. Além disso, podem ser usados para detectar doenças específicas, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e asma.

Ao se preparar para o teste de função pulmonar, não se deve fazer atividades físicas antes do exame. Caso use alguma medicação, é preciso verificar a necessidade de suspendê-la com a equipe da clínica.

Entre os possíveis testes de função pulmonar, alguns costumam ser bem requisitados:

  • medição da taxa de fluxo pulmonar, com a utilização de um espirômetro;
  • medição do volume pulmonar, com o uso de pletismografia corporal (caixa hermeticamente fechada) ou diluição gasosa (usando gás hélio);
  • teste da taxa de fluxo, também realizado com um espirômetro;
  • avaliação da força muscular respiratória, feito com um medidor de pressão;
  • medição da capacidade de difusão, com o uso de um detector de monóxido de carbono;
  • ventilação máxima voluntária (VMV), feita, novamente, usando um espirômetro.

Tomografia computadorizada do tórax

A tomografia computadorizada do tórax é o exame mais importante para a análise das estruturas torácicas. Ela não exige jejum nem suspensão de medicamentos de uso contínuo. Basta comparecer sem joias, piercings e outros tipos de acessórios metálicos.

Durante a realização, o paciente permanece deitado na maca, em decúbito dorsal (de “barriga para baixo”) e com os braços estendidos para cima. A marca se retrai para o túnel, o qual gira em volta do paciente. Nesse período, deve-se respirar profundamente, conforme as orientações do técnico responsável.

O exame permite analisar a parte óssea do tórax, o tecido pulmonar e os vasos sanguíneos. Além de avaliar a extensão de derrames, ele é solicitado para ajudar a identificar distúrbios como:

  • fraturas de costela e alterações ósseas;
  • acúmulo de sangue (hematomas);
  • nódulos e tumores.
  •  

Mais recentemente, a tomografia computadorizada tem sido indicado para pacientes com suspeita de Covid-19, por detectar alterações pulmonares que levam à suspeita de infecção pelo coronavírus.

Como usa raios X, a utilização do avental de chumbo é necessária. Em pacientes que não conseguem se manter imóveis, pode ser preciso aplicar anestesia.

Em relação às contraindicações, a tomografia só pode ser feita em gestantes com autorização, por escrito, do obstetra responsável e posterior avaliação dos reais benefícios por parte do médico radiologista. E não deve ser realizada em mulheres com suspeita de gravidez.

Por vezes, pode ser solicitado o uso de contraste por via endovenosa. Nesse caso, pacientes idosos, com quadros de doença renal crônica, que tenham feito transplante renal ou realizado algum procedimento cirúrgico nos rins ou veias urinárias devem apresentar o resultado recente de creatinina.

Exames complementares

Quando existe a suspeita de que a disfunção pulmonar possa desencadear outros distúrbios cardiorrespiratórios, o médico responsável pode solicitar a realização de exames complementares. São eles:

Onde realizar exames pneumológicos em Manaus?

Exames pneumológicos são muito importantes, ainda mais em tempos de aumento de síndromes respiratórias, por conta da pandemia de Covid-19. Portanto, devem ser realizados em centros de diagnóstico de referência.

Se você precisa fazer exames pneumológicos em Manaus, conte com a Magscan. Na clínica há equipamentos modernos e um corpo clínico treinado e constantemente atualizado. Com os resultados em mãos, pode-se dar início ao tratamento adequado, evitando o agravamento de problemas no pulmão ou nas vias aéreas.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Caso deseje, aproveite para agendar seu exame on-line!

Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS