Home | Blog | Devo continuar fazendo exames de rotina durante a pandemia?

Devo continuar fazendo exames de rotina durante a pandemia?

Você passou a vida inteira ouvindo sobre a importância de realizar os exames de rotina periodicamente. Mas com a pandemia decorrente do novo coronavírus, vieram as recomendações para, se possível, ficar em casa. Isso inclui evitar todo o tipo de ambiente, inclusive, clínicas médicas, complexos hospitalares e laboratórios. Acontece que alguns cuidados com a saúde não podem, simplesmente, ser adiados. Nessa hora, nada melhor do que o bom-senso!

Neste artigo, vamos mostrar algumas situações que precisam ser mantidas. Continue a leitura e veja como realizá-los com segurança — o que é essencial tanto para evitar a Covid-19 como a piora de quadros clínicos pré-existentes.

Quando a realização de exames de rotina não deve ser adiada?

Pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, artrite reumatoide, entre outras, não podem deixar de monitorar os tratamentos, assim como pacientes oncológicos ou imunocomprometidos. Gestantes, também, devem manter as consultas do pré-natal em dia, de modo a garantir tanto a sua saúde como a do bebê.

Mas atenção: caso estejam com sintomas de gripe ou resfriado, mesmo que não tenham sido diagnosticados como Covid-19, deve-se esperar a melhora geral do quadro de saúde antes de sair de casa. O isolamento é extremamente importante quando se está com a imunidade abalada.

Já pessoas com a saúde normal, mas que, porventura, apresentem sintomas que possam estar relacionados à infecção pelo novo coronavírus, como febre, tosse e dificuldade para respirar, devem procurar atendimento médico — o mais breve possível, aliás. O mesmo vale para situações de emergência, como acidentes de carro, domésticos, etc.

Em quaisquer desses casos, os médicos costumam analisar os quadros dos pacientes e pedir que realizem alguns exames. Para isso, basta respeitar as orientações de segurança — determinadas pelos órgãos de saúde e amplamente divulgadas na mídia.

Quais são as medidas de biossegurança obrigatórias?

Os laboratórios são um dos segmentos considerados, absolutamente, essenciais em tempos de pandemia. Afinal, além dos casos de Covid-19, as pessoas continuam realizando tratamentos, adoecendo ou colocando-se em situações de emergência.

Dessa forma, as instituições devem se organizar para que os pacientes — principalmente os que pertencem a grupos de risco (idosos e doentes crônicos) — não fiquem aglomerados, bem como permaneçam o menor tempo possível no local. Isso é importante para garantir a segurança de todos, inclusive dos próprios funcionários.

Segundo a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), durante o atendimento dos pacientes e a coleta de materiais para a análise, os profissionais de saúde devem seguir algumas medidas de biossegurança específicas. Por exemplo: usar equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscara N95, óculos de proteção e avental ou capote, bem como oferecer máscara cirúrgica aos pacientes. Além disso, é preciso mantê-los a uma distância segura dos demais.

Em relação aos cuidados que devem ser tomados pelos pacientes enquanto estiverem no laboratório, recomenda-se lavar as mãos com água e sabão com frequência ou limpá-las com álcool em gel 70%. Chegar ao local já usando máscara (mesmo que caseira) também é imprescindível.

Quando o mais indicado é esperar o fim da pandemia de Covid-19?

Consultas eletivas, mesmo aquelas marcadas há bastante tempo, ou check-ups de rotina em pessoas fora dos grupos de risco podem ser agendadas para um período mais oportuno. Ou seja, quando começar o relaxamento das medidas de isolamento, depois da pandemia.

Outra possibilidade é fazer as consultas de forma remota, por videoconferência. O Conselho Federal de Medicina (CFM) liberou a telemedicina durante o período de combate à pandemia, inclusive para o encaminhamento de pacientes em isolamento. Assim, os médicos podem solicitar os exames on-line (sejam eles cardiológicos, de colesterol, entre outros), gerar as respectivas guias e os pacientes saem de casa apenas para realizar as coletas. Depois, enviam os resultados por e-mail ou pelo WhatsApp, como achar mais conveniente.

Neste artigo, mostramos quem deve continuar realizando os exames de rotina, apesar do isolamento proposto pela pandemia do novo coronavírus. Pessoas com doenças crônicas, principalmente, não podem abandonar o acompanhamento de seus tratamentos. A boa notícia é que, tomando as devidas precauções e contando com o profissionalismo de um bom laboratório, é possível realizá-los com tranquilidade!

Descobrir que dá para manter a rotina de cuidados com segurança traz um alívio e tanto, não é mesmo? Se quiser saber mais, continue a leitura e aproveite para conhecer os principais exames de rotina!

Está procurando um laboratório para realizar seus exames de rotina em Manaus? Conte conosco! A Magscan está presente em duas unidades: Atlantic Tower e Millenium.

Magscan - Medicina e Saúde
Hoje, a Magscan é uma das empresas de saúde mais conceituadas do Norte do Brasil. Em 2019, ampliou seu portfólio de serviços, indo além dos exames de imagem e inaugurando em seu laboratório de análises clínicas.
Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS