Home | Blog | Já ouviu falar em terapias alternativas? Entenda como funcionam!

Já ouviu falar em terapias alternativas? Entenda como funcionam!

fevereiro / 2020

Hoje em dia, as terapias integrativas complementares, popularmente conhecidas como terapias alternativas, são cada vez mais procuradas. A cada ano que passa, essas propostas vêm ganhando mais adeptos, usadas em conjunto ou em substituição aos tratamentos mais tradicionais. Entretanto, embora muito se fale sobre os benefícios dessas propostas, muita gente ainda tem dúvidas em relação ao que elas são e como funcionam.

Justamente para acabar com essas dúvidas e mostrar como elas podem melhorar sua qualidade de vida, montamos este guia que vai ajudar você a entender um pouco mais sobre terapias alternativas e decidir quais delas você gostaria de conhecer. É só continuar com a gente para descobrir!

Entenda o que são terapias alternativas

São chamadas terapias alternativas os métodos de tratamento que fogem ao que conhecemos como a medicina tradicional e outras modalidades reconhecidas pela ciência. Assim, no lugar dos medicamentos alopáticos e diversas horas nos consultórios de médicos e de psicólogos, as terapias alternativas oferecem uma maneira diferente de lidar com o indivíduo.

Afinal, os estudiosos reconhecem que os fatores emocionais e físicos estão interligados. Algumas pessoas acreditam ainda que é possível adicionar a parte energética e espiritual a esse contexto. Muitas doenças seriam resultado de entraves energéticos, problemas emocionais e falta de harmonia entre todos esses polos.

Saiba como elas funcionam

Pelas razões citadas acima, esses métodos terapêuticos buscam alinhar melhor e equilibrar todas as áreas do organismo, a fim de criar um ambiente interno propício para a cura de doenças e evitar o adoecimento do corpo.

Elas costumam ser baseadas em conhecimentos milenares, provenientes das culturas orientais e indígenas, podendo consistir na administração de chás, alinhamentos energéticos e até mesmo na prática de atividades físicas e meditativas. Tudo isso visando tratar o indivíduo como um todo, de forma integral e de dentro para fora, não apenas os sintomas de uma ocasional enfermidade.

Embora não exista comprovação científica sobre sua eficácia, elas contribuem muito para o bem-estar físico e emocional dos pacientes. No entanto, é importante tomar cuidado antes de abandonar um tratamento médico para apostar exclusivamente nelas.

Conheça algumas dessas modalidades terapêuticas

Atualmente, existem muitas terapias alternativas disponíveis e ótimos centros de formação de profissionais na área. Entretanto, vamos reunir aqui algumas das mais tradicionais e conhecidas, para que você possa ter uma boa referência do que são esses tratamentos. Será mais fácil reconhecer as modalidades e identificar qual é a mais adequada para o seu caso!

Os pontos da auriculoterapia

Proveniente da Medicina Chinesa, a auriculoterapia faz parte da Acupuntura e é considerada uma terapia de microssistema pela OMS – Organização Mundial de Saúde. Isso ocorreu diante dos ótimos resultados obtidos pela técnica e por não ser um método invasivo.

Ela funciona por meio do estímulo mecânico a pontos específicos da região da orelha, de modo a conseguir trazer alívio para as dores e atenuar sintomas de doenças físicas e psicológicas. Acredita-se, ainda, que, por meio da observação desses pontos, seja possível diagnosticar enfermidades e alterações do nosso corpo, já que a região da orelha reflete mudanças fisiopáticas que possam vir a acontecer no organismo.

Para isso, o terapeuta posiciona pequenos cristais ou sementes na pele, usando micropore para que façam pressão nos pontos auriculares. É indicado para complementar a acupuntura tradicional ou quando o paciente não pode receber as agulhas no corpo.

A energia do Reiki

O Reiki é uma das terapias alternativas provenientes do Japão. Sua realização é feita com a ajuda do posicionamento das mãos, a fim de que ocorra uma transferência energética entre o terapeuta e o paciente. É possível, com isso, realizar o alinhamento dos chakras, que são pontos energéticos do nosso corpo, e proporcionar equilíbrio e bem-estar físico ao paciente.

Durante o tratamento, o profissional cria uma atmosfera relaxante e procura realizar a oscilação da energia para mudar a frequência vibracional do indivíduo, aliviando sintomas de estresse, dores, ansiedade e outros problemas psicológicos ou físicos que possam estar ligados a algum bloqueio energético.

As fragrâncias da aromaterapia

O ser humano percebe o mundo através dos seus sentidos. Dessa forma, o que vemos, sentimos e ouvimos tem grande influência sobre nossa saúde e estado emocional. Por isso, a aromaterapia busca utilizar aromas naturais, como óleos extraídos das plantas, para tratar questões emocionais e psicossomáticas.

Seu fundamento está nos efeitos dos aromas no nosso sistema psicológico, exatamente da mesma forma que acontece quando ficamos nostálgicos ao sentir um cheiro da infância ou um perfume que lembra uma ocasião especial em nossa vida.

Entretanto, nesse método, isso é feito de maneira proposital, usando as propriedades das plantas. É o caso da lavanda, que remete a um sentimento de relaxamento, por exemplo. Assim, acaba se mostrando bastante eficiente para atenuar desconfortos psicológicos e melancolia, bem como o estresse e suas consequências.

As fórmulas da homeopatia

Das terapias alternativas, a homeopatia provavelmente é uma das mais populares. Vários médicos adotam esse método em seus consultórios para tratar os pacientes. No tratamento homeopático, os medicamentos tradicionais são substituídos ou complementados por fórmulas que consideram o ser humano como um todo, ao invés de cuidar apenas de uma doença isolada.

Assim, ela atua por meio de estímulos desencadeados por medicamentos homeopáticos que realinham o sistema imunológico e a energia vital do paciente.

Embora seja usada para tratar uma grande variedade de doenças, é particularmente indicada no caso de alergias, distúrbios da menstruação, sintomas da menopausa, resfriados e inflamações. Vale ainda ressaltar que a homeopatia é uma das terapias alternativas mais estudadas, além de ser reconhecida pela comunidade médica e adotada por muitos profissionais.

Os benefícios do Shiatsu

O Shiatzu, assim como o Reiki, também se originou no Japão, onde é conhecido como “a arte de curar”. Nessa terapia, o toque é empregado para pressionar determinadas áreas que garantiriam o desbloqueio dos pontos de autocura, melhorando a capacidade de regeneração do paciente.

Para isso, o terapeuta usa as mãos, os cotovelos e até os joelhos, provocando um relaxamento intenso e uma deliciosa sensação de bem-estar. Ele é muito recomendado para aliviar dores, controlar problemas hormonais, como a TPM, e fortalecer o sistema imunológico, prevenindo indisposições e enfermidades diversas.

É possível encontrar muitas terapias alternativas que prometem substituir os tratamentos tradicionais! Sua eficácia é tão grande em alguns casos que o Ministério da Saúde incorporou várias delas ao SUS.

No entanto, embora sejam realmente muito válidas, é importante pensar bem antes de substituir um tratamento médico por uma terapia alternativa. Em alguns casos, é mais interessante desfrutar de um trabalho em conjunto, para alcançar resultados mais significativos, especialmente no caso de doenças graves.

Respondemos a algumas das suas dúvidas sobre esse assunto? Para saber mais, curta a nossa página no Facebook, siga a gente no Instagram e veja nosso canal do YouTube. Você terá acesso a um conteúdo exclusivo para cuidar cada vez melhor da sua saúde.

Magscan - Medicina e Saúde
Hoje, a Magscan é uma das empresas de saúde mais conceituadas do Norte do Brasil. Em 2019, ampliou seu portfólio de serviços, indo além dos exames de imagem e inaugurando em seu laboratório de análises clínicas.
Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS