Você foi a uma consulta presencial ou teleconsulta e o médico solicitou um exame de imagem, de sangue ou cardiológico? Então não agende seus exames até ler esse artigo.

A medicina avançou muito nos últimos anos e, hoje em dia, conseguimos fazer diagnósticos com muito mais precisão. Entretanto, associado a esse avanço, o setor se tornou mais complexo. Isto porque, tanto na medicina quanto na imagenologia, as tecnologias se acumulam. Exemplo: a primeira radiografia foi realizada em 1895 por Wilhelm Roentgen e este método ainda é amplamente utilizado, mas a tecnologia avançou, pois, atualmente, utilizamos imagens digitais. Depois vieram a ultrassonografia, a tomografia computadorizada e a ressonância magnéticaCada exame é realizado de maneira personalizada, adequado às características do paciente, de acordo com o que o médico deseja investigar.

E é nesse ponto que precisamos da sua ajuda, como parceiro, para uma seleção de protocolo e realização do melhor exame para você. Siga esse passo a passo que listamos abaixo e dará tudo certo!

Passo 1: diante do médico que lhe pediu o exame

Confira se o seu nome está escrito corretamente no pedido médico, conforme a sua identidade. Leia atentamente o pedido do exame. Verifique se ele está claro, legível e sem rasuras. Este ponto é muito importante, tanto para a realização do exame quanto para autorização da operadora de saúde. Se há algo que você não entendeu, peça ao médico lhe diga qual é o exame que está sendo solicitado. Veja se o pedido tem data e se está assinado e carimbado pelo médico. Observe se o carimbo do médico está com todas as letras e números visíveis. Guarde esse pedido em uma pasta, para evitar amassar, rasgar ou molhar.

Passo 2: verifique se há necessidade de autorização da operadora de saúde

Algumas operadoras de saúde fornecem a autorização antes da realização do exame. Neste caso, confira se a autorização corresponde ao pedido do seu médico. Caso a autorização esteja diferente do pedido feito pelo médico, você deve tirar a dúvida com a operadora de saúde, antes de agendar a realização do exame. Qualquer dúvida entre em contato conosco que teremos o prazer de lhe ajudar.

Outras operadoras fazem a autorização diretamente com a clínica. Nesse, caso não precisa se preocupar, pois nós mesmos faremos esse contato com a sua operadora de saúde. Estando tudo certo, você já pode agendar seu exame! Pode fazê-lo pelo telefone ou pela internet, bastando entrar neste link.

Passo 3: no agendamento do exame

No agendamento, lhe informarão se há necessidade de algum tipo de preparo para o seu exame. Esclareça todas as suas dúvidas. Se não entender alguma coisa, não hesite em perguntar quantas vezes for necessário, para se certificar que não restou nenhuma dúvida. No dia anterior, confira o preparo do seu exame, pode ser necessário jejum, beber água, preparo antialérgico, preparo intestinal.

Passo 4: na clínica para realizar o exame

Se você for realizar tomografia computadorizada ou ressonância magnética, será necessário preencher um questionário na recepção antes do exame. Você gastará cerca de 15 minutos para preenchê-lo. Este questionário consiste em perguntas sobre a sua condição física e de saúde. Responda com atenção e cuidado, pois essas informações são importantes para a equipe de saúde. Mais uma vez, se tiver qualquer dúvida, nos pergunte.

Confira seus dados na ficha de atendimento, bem como o exame e a área do corpo que será examinada. Estando tudo certo até aqui, basta aguardar a chamada do seu nome para realizar seu exame.

Passo 5: após a realização do exame

Caso haja mais de um exame, antes de sair da clínica se certifique que foram feitos todos os exames que o médico solicitou. Guarde seu protocolo de retirada do exame em local fácil de encontrar. Nele, você irá encontrar o login de acesso ao sistema online. Se for a primeira vez que você vem à Magscan, não se esqueça de baixar o aplicativo no seu computador ou smartphone para visualizar seu exame, o Medcloud.

Esperamos que a sua jornada conosco tenha sido excelente! Estamos ajustando nossos processos para que o fluxo de atendimento seja o melhor para você. Quaisquer dúvidas ou sugestões, faça contato pelo telefone (92) 4009 6001, ou nos escreva  através do e-mail [email protected]

Aline Morião Carvalho de Souza
Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *