Home | Blog | Ressonância magnética do joelho: preparo e onde fazer em Manaus

Ressonância magnética do joelho: preparo e onde fazer em Manaus

Ressonância-magnética-do-joelho-preparo-e-onde-fazer-em-Manaus

Quem procura um ortopedista por causa de uma dor no joelho costuma, quase sempre, sair do consultório com uma guia para realizar uma ressonância magnética do joelho. Esse exame é considerado essencial no diagnóstico de problemas ortopédicos. Graças às imagens geradas em múltiplos planos, o especialista pode definir o diagnóstico e o tipo mais adequado de tratamento.

Neste artigo, mostramos quais são os preparos para realizá-la e possíveis contraindicações. Se você precisa fazer uma ressonância magnética em Manaus/AM, aproveite as dicas!

O que a ressonância magnética detecta?

ressonância magnética é um exame de imagem que serve para investigar tanto distúrbios como patologias. Com base na densidade das estruturas analisadas, ela gera imagens de alta qualidade do corpo todo, como ossos, músculo, articulações, tendões, ligamentos, vasos, entre outras estruturas.

Trata-se do método preferencial para o estudo das articulações, devido à grande diferenciação tecidual que apresentam. Na área osteoarticular, estima-se que a ressonância magnética do joelho é o exame mais solicitado.

Ela permite avaliar lesões nos meniscos, ligamentos, tendão poplíteo e muito mais. Assim, é solicitada pelos médicos em casos de:

  • traumas ou dor pós-operatória;

  • fraturas;

  • artrite;

  • tumores; entre outros.

Como é a ressonância magnética do joelho?

ressonância magnética é feita somente com o pedido médico. Para realizá-la, o paciente permanece deitado em uma maca que é deslocada para o interior do equipamento (semelhante a um túnel).

Por conta do barulho, recomenda-se o uso de protetores auriculares. Caso se sinta mal, o paciente pode se comunicar com o técnico responsável, por meio de um botão de contato, interrompendo o exame. Em média, o exame demora 30 minutos, mas se houver o uso de contraste ele pode se prolongar.

Quais são os preparos necessários?

Os preparativos para a ressonância magnética do joelho são simples. Deve-se fazer jejum completo (inclusive, de água) por 4 horas. Além disso, é preciso:

  • comparecer com a pele limpa e sem uso de pomada, hidratante ou outro cosmético;

  • estar com os cabelos limpos e secos, sem usar produtos finalizadores (como creme para pentear ou gel);

  • vestir roupas confortáveis, sem fivelas, zíperes ou outros materiais metálicos;

  • não portar objetos metálicos (como aparelho ortodôntico móvel) ou joias (inclusive, piercings) ­— no caso de projétil alojado no corpo, deve-se consultar a possibilidade de fazer o exame individualmente.

Alguns pacientes com indicação para o uso de contraste deverão apresentar o resultado de um exame de creatinina realizado nos últimos 60 dias. São eles:

  • idosos com mais de 70 anos de idade;

  • doentes crônicos (com diabetes, hipertensão, gota ou doença renal);

  • pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos nos rins ou vias urinárias.

Pacientes que fizeram cirurgias neurológicas têm que apresentar o laudo médico com a marca e modelo do material implantado. Isso é importante para assegurar a compatibilidade do mesmo com o campo magnético.

Se houver conhecimento de alergia a contraste, o laboratório responsável deve ser comunicado. Lactantes que fizerem o uso de contraste devem suspender a amamentação no peito por 24 horas após o exame.

Existem contraindicações à realização do exame?

Pacientes com peso superior à capacidade do equipamento (em média, 150 kg) não podem realizar o exame. Isso porque não é possível acomodá-los, adequadamente, para a captura da imagem. Pacientes com fixadores ortopédicos externos ou que tenham marca-passos cardíacos, usem implantes oculares ou de ouvido, possuam clipes de aneurisma e neuroestimuladores também não podem realizar o exame.

As demais contraindicações são temporárias. É o caso das grávidas, que precisam esperar passar o primeiro trimestre gestacional, e das pessoas que fizeram tatuagem ou maquiagem definitiva, que devem aguardar 30 dias para realizar o exame.

Existem, ainda, pacientes que têm receio de fazer a ressonância magnética por conta da sensação de claustrofobia. Nesses casos, 1 hora antes do exame, pode-se tomar um calmante de uso habitual. Ou, se necessário, realizá-lo sob anestesia (algo mais comum em crianças menores de 5 anos de idade ou em pessoas que tenham dificuldade para colaborar).

Onde fazer ressonância magnética do joelho em Manaus?

Quem precisa fazer uma ressonância magnética do joelho, em Manaus, pode procurar a Magscan. Nossa clínica conta com tecnologias de ponta, estrutura moderna e colaboradores altamente capacitados. Dessa forma, você pode ter certeza de que está obtendo um exame com a máxima qualidade possível — o que impacta, diretamente, na precisão no diagnóstico e sucesso do tratamento!

Agora que você já sabe onde realizar sua ressonância magnética, não perca tempo. Faça seu agendamento online agora mesmo!

Magscan - Medicina e Saúde
Hoje, a Magscan é uma das empresas de saúde mais conceituadas do Norte do Brasil. Em 2019, ampliou seu portfólio de serviços, indo além dos exames de imagem e inaugurando em seu laboratório de análises clínicas.
Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS