um-dos-principais-cuidados-com-a-alimentacao-e-a-atencao-quanto-ao-uso-do-acucar

Que o consumo excessivo de açúcar prejudica a saúde, todo mundo sabe. Mas, para aumentar ainda mais a conscientização a respeito desse hábito, resolvemos mostrar o que ele pode provocar no organismo, mesmo em pessoas saudáveis. Afinal, os malefícios do açúcar não se limitam aos diabéticos.

Neste artigo, conheça essas consequências e o limite considerado seguro para sua ingestão. Aproveite a leitura e reveja como está sua relação com o açúcar!

Por que o açúcar faz mal para saúde?

Antes de o açúcar ir para a corrente sanguínea, ele passa pelo pâncreas. A glândula é a responsável por secretar insulina, um hormônio que quebra a glicose, controlando a quantidade que irá para o sangue.

Acontece que o consumo excessivo de açúcar dificulta o funcionamento do pâncreas, fazendo com que uma grande quantidade de glicose seja despejada no sangue. Ainda que, inicialmente, a produção de insulina aumente, com o tempo ela se torna insuficiente ou inexistente. Consequentemente, ocorre um excesso de glicose no sangue e o desenvolvimento do diabetes tipo 2, entre outros problemas graves.

Qual é a quantidade de açúcar permitida por dia?

Embora cada organismo tenha necessidades diferentes, todos devem evitar o consumo excessivo de açúcar. Segundo a Associação Americana do Coração (AHA), recomendam-se os seguintes limites:

  • 150 calorias por dia (37,5 gramas ou nove colheres de chá), para homens;
  • 100 calorias por dia (25 gramas ou seis colheres de chá), para mulheres.

Porém, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário de açúcar não deve ultrapassar 10% das calorias totais ingeridas diariamente. Aliás, os especialistas defendem que os benefícios são ainda maiores quando o consumo diário é reduzido para 5% das calorias ingeridas. Ou seja, tanto para homens como para mulheres, vale a pena limitar o consumo de açúcar a cerca de 25 gramas por dia.

Onde o açúcar está presente?

A presença do açúcar vai muito além dos doces. Ele existe, naturalmente, em frutas e legumes. Além disso, é adicionado tanto no ato de cozinhar como pelas indústrias alimentícias, principalmente, nos produtos ultraprocessados.

Dessa maneira, é fácil exceder o limite diário recomendável. Para reduzi-lo, indica-se:

  • evitar alimentos ultraprocessados, como sucos de caixinha e bolachas recheadas;
  • substituir os alimentos com alto índice glicêmico (IG), que se transformam em açúcar rapidamente, pelos de baixo IG — por exemplo, trocando os carboidratos refinados (pão branco, arroz branco, macarrão branco etc) por versões integrais;
  • retirar o açucareiro da mesa, pois o chamado “açúcar de adição”, usado para adoçar bebidas, ajuda a exceder o limite recomendado.

Quais são os principais malefícios do açúcar?

É fato que o exagero no consumo de açúcar é uma das principais causas do diabetes, que cresceu 61,8%, entre 2006 e 2016, no Brasil. Isso porque, a longo prazo, esse hábito compromete da função do pâncreas, órgão responsável pela secreção de insulina.

Mas, os prejuízos não param por aí. Sabe o que o açúcar pode causar? Se consumido em excesso, entre outros problemas, ele está associado ao desenvolvimento de:

  • cáries, as quais prejudicam a saúde dos dentes;
  • sobrepeso e obesidade, pois o excesso de calorias se transforma em acúmulo de gordura visceral que, por sua vez, aumenta o risco para doenças cardiovasculares;
  • mau funcionamento do intestino, porque o açúcar excessivo destrói as bactérias benéficas à saúde e aumenta a quantidade de parasitas intestinais;
  • queda na imunidade, uma vez que a barreira intestinal é fragilizada e as bactérias patogênicas estão em maior quantidade;
  • risco aumentado para osteoporose, em decorrência da diminuição na absorção de cálcio e magnésio;
  • fortes dores de cabeça, devido às oscilações dos níveis glicêmicos;
  • envelhecimento precoce, acelerando o aparecimento de rugas e flacidez, por conta da inflamação gerada no organismo;
  • aumento dos níveis de ansiedade e depressão, levando à piora na qualidade de vida;
  • risco aumentado para o câncer, por levar ao crescimento e multiplicação celular desordenado, assim como aumentar as chances de células pré-cancerosas se tornarem tumores malignos.

Por esses e outros motivos, é extremamente importante cuidar da sua alimentação de forma constante. Agora que você conhece os malefícios do açúcar, se necessário, procure um especialista e faça uma reeducação alimentar. Realizar check-ups periódicos também irá trazer mais segurança em relação à própria saúde — inclusive, indicando se seu corpo está sendo prejudicado pelo excesso de açúcar!

Esperamos que o conteúdo tenha sido proveitoso. Para ficar por dentro de outras dicas, siga a Magscan no Instagram e no Facebook!

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *