A saúde homem não costuma ser debatida. Exposição a situações de risco, acidentes de trânsito, consumo de álcool e drogas com maior frequência, bem como a falta de atenção à saúde, são fatores que contribuem para que quatro a cada cinco pessoas que morrem sejam do sexo masculino.
Diversos mitos cercam a saúde preventiva do homem, como a ideia de que câncer de próstata e a disfunção erétil só atingem idosos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia apenas 32% dos brasileiros declararam já ter feito o exame de próstata e 44% nunca foram ao urologista.
A disfunção erétil pode atingir os homens jovens que não cuidam bem da saúde. A possível presença de outras doenças com hipertensão, depressão, distúrbios hormonais, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, colaboram para o quadro.
O Ministério da Saúde possui uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que visa organizar ações afirmativas e inclusivas. Do mesmo modo, busca sensibilizar profissionais de saúde, para que por sua vez, busquem também aproximar seus pacientes da temática.
Com saúde definitivamente não se brinca. Alguns exames podem garantir o diagnóstico precoce de doenças e devem ser feitos periodicamente, são eles:
- Pressão arterial;
- Hemograma Completo;
- Testes de urina;
- Teste de fezes;
- Teste de glicemia;
- Atualização da carteira vacinal;
- Verificação do perímetro;
- Teste de IMC.
Homens, tomem a decisão de cuidar da saúde! Prevenir é sempre melhor que remediar. Saúde vai além da ausência de doenças, é estar vivendo a plena qualidade de vida e bem-estar.
No responses yet