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Entenda a importância da água para enfrentar o calor em Manaus

Entenda a importância da água para enfrentar o calor em Manaus

No Amazonas, os dias mais quentes e menos chuvosos ocorrem nos meses de agosto a novembro, o chamado “verão amazônico”. Porém, o calor em Manaus e região é intenso o ano todo — e o consumo adequado de água faz toda a diferença na saúde de seus habitantes.

Neste artigo, vamos explicar a importância da hidratação para o seu organismo. Se você é dos que esquecem de tomar água, aproveite a leitura para se conscientizar de uma vez por todas!

Como a água age no corpo?

Boa parte do corpo humano é composto por água. O percentual varia ao longo da vida, ficando entre 50 a 70% do peso de cada pessoa, conforme o sexo e a idade.

Esse volume se divide entre as células, o espaço ao redor das células e o sangue. Por isso, é preciso ficar atento quanto ao seu consumo para manter o equilíbrio hídrico.

Como enfrentar o calor em Manaus?

Para enfrentar as altas temperaturas da capital amazonense, é preciso caprichar na hidratação. Isso porque, a água é responsável pela manutenção de diversas funções do organismo. Tanto que o ser humano não sobrevive mais do que quatro dias sem consumi-la.

Ainda não se convenceu? Então, descubra quais são os principais benefícios de uma hidratação adequada.

Desintoxicação do corpo

O consumo adequado de água faz você ir ao banheiro com mais frequência, o que contribui para a limpeza do trato urinário. Além disso, a água também hidrata suas fezes, ajudando a evitar a constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre.

Regulação da temperatura

Ao ser liberada pela transpiração, a água age como um regulador de temperatura corporal. Isso ocorre não apenas durante a prática de exercícios físicos, mas a qualquer momento — principalmente, quando o calor em Manaus está muito intenso.

Transporte de nutrientes

Sem uma quantidade de água suficiente no organismo, o sangue se torna mais denso. Isso prejudica o transporte de nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, para as células. Beber bastante água, por outro lado, melhora a circulação, bem como a pressão sanguínea.

Emagrecimento

É importante ressaltar que o consumo constante de água também auxilia na perda de peso. Uma das explicações para o feito é que, uma vez que esse hábito aumenta a atividade no sistema nervoso, eleva-se o gasto de energia (queima de calorias).

Melhoria da pele

A água também revitaliza as células e mucosas, resultando em um processo de hidratação de dentro para fora. Com isso, ela se torna uma opção eficaz para evitar a descamação e o ressecamento da pele.

Sem falar que o consumo adequado ajuda a prevenir a flacidez e o aparecimento ou agravamento de estrias e celulite. Isso porque, quanto mais água se bebe, melhor a textura e a elasticidade da pele, assim como menor a retenção hídrica.

Prevenção de cãibras

Tomar água ajuda a manter o bom funcionamento dos músculos, prevenindo as cãibras — um dos problemas mais comuns entre praticantes de corrida. As contrações involuntárias ocorrem quando há um desequilíbrio hidroelétrico muscular. Ou seja, a desidratação é, em grande parte, responsável pela sua ocorrência.

Proteção contra pedras nos rins

Beber água é a melhor estratégia para prevenir pedras nos rins. Esses órgãos têm a função de “limpar” o sangue, ou seja, eliminar os nutrientes que não têm serventia. Na prática, um organismo bem hidratado facilita o trabalho dos rins, evitando que fiquem sobrecarregados.

Como saber se a hidratação está adequada?

Para saber se a sua hidratação está adequada, observe os sinais do corpo. Por exemplo, veja se:

  • a pele está com viço;

  • a urina está clara e sem odor forte;

  • se o intestino está funcionando bem.

Além disso, exames laboratoriais (sangue, urina e fezes) podem revelar se existe alguma irregularidade ligada à desidratação. Por isso, vá às consultas de rotina e mantenha seu check-up médico em dia.

Quantos litros de água devem ser tomados por dia?

Essa é uma indicação que precisa ser individualizada. Porém, observe os sinais do seu corpo e, caso note alguma alteração, compense bebendo mais água.

Existe um cálculo que ajuda a estimar a média de litros de água que cada pessoa necessita diariamente. Para isso, basta multiplicar o peso corporal por 0,03. Mas, dependendo do estilo de vida, a necessidade pode ser maior. É o que acontece com os atletas, por exemplo.

Para concluir, devido ao calor em Manaus, os cuidados com a hidratação devem ser ainda maiores. Afinal, as altas temperaturas, por si só, fazem seu corpo perder uma quantidade considerável de água diariamente. E se você for praticante de atividades físicas e/ou trabalhar ao ar livre, esse gasto aumenta ainda mais. Portanto, beber água nunca é demais!

Esperamos que o conteúdo tenha sido informativo. Se você achou interessante, aproveite para seguir a Magscan no Facebook e Instagram e confira outras dicas!

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