Home | Blog | Menstruação atrasada? Veja 5 possíveis causas

Menstruação atrasada? Veja 5 possíveis causas

Menstruação atrasada? Veja 5 possíveis causas

Existem diversas causas para a menstruação atrasada. Quando ocorre em mulheres com ciclos menstruais regulares, o atraso pode ser sinal de gravidez ou decorrente de desequilíbrios hormonais. Porém, o contexto também precisa ser levado em consideração, pois outros fatores podem afetá-la. Quer exemplos? Tomar pílula do dia seguinte atrasa a menstruação, assim como interromper o uso do anticoncepcional.

Neste artigo, explicamos porque a menstruação atrasa. Continue a leitura e esclareça as principais dúvidas sobre o atraso da menstruação!

Quantos dias a menstruação pode atrasar?

Muita gente se pergunta se é normal a menstruação atrasar. A resposta é sim: mesmo quem têm ciclos menstruais regulares, de vez em quando, pode apresentar alguma variação.

Em média, o ciclo menstrual dura entre 24 e 28 dias. Ele começa no primeiro dia da menstruação atual e termina no primeiro dia da menstruação seguinte. Porém, há exceções:

  • adolescentes com menarca recente podem ter ciclos longos, de até 45 dias;
  • mulheres próximas da menopausa também apresentam esse prolongamento.

Mas, independente da duração do ciclo, quantos dias a menstruação pode atrasar? Os médicos consideram como retardo menstrual a partir de 15 dias de atraso. Ou seja, atrasos de uma a duas semanas são comuns.

Quais são as causas da menstruação atrasada?

As causas da menstruação atrasada são variadas. Além da gravidez, problemas físicos ou emocionais, bem como hábitos de vida, podem ter relação com o retardo. A seguir, veja cinco possíveis razões!

1. Anticoncepcionais

interrupção da pílula anticoncepcional quase sempre provoca atrasos nos ciclos menstruais seguintes ou mesmo amenorreia (ausência temporária de menstruação). Nesses casos, é possível que o organismo demore até seis meses para “entrar no ritmo”.

uso de pílula do dia seguinte, um contraceptivo de emergência, também pode levar a alterações no ciclo menstrual. A mais frequente é o atraso na menstruação seguinte.

2. Estresse e ansiedade

estresse e a ansiedade são, comprovadamente, possíveis causas para a menstruação atrasada. Segundo a Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (Sogesp), o próprio atraso e a suspeita de uma gravidez não planejada aumentam o nervosismo, retardando ainda mais o ciclo.

Vale destacar que o contexto da pandemia de Covid-19 provocou alterações nos ciclos menstruais de muitas mulheres. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) mostrou que, além dos atrasos, 77% mas mulheres apresentaram alterações na duração, intensidade e características do fluxo. A piora dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e a queda na libido também foram relatadas.

3. Variações bruscas de peso

Variações bruscas de peso interferem na produção de estrogênio, o hormônio responsável pela maturação dos óvulos. Assim, engordar ou emagrecer muito, em pouco tempo, pode levar a atrasos na menstruação. O mesmo ocorre em mulheres com obesidade ou magreza extrema, bem como naquelas com distúrbios alimentares, como a anorexia.

Outro fator relacionado é o excesso de atividades físicas. Quando extenuantes, os exercícios também podem atrasar o ciclo menstrual ou levar à amenorreia (período anovulatório).

4. Problemas de saúde

Disfunções na tireoide (hipo ou hipertireoidismo) podem gerar atrasos na menstruação. O mesmo ocorre em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP), um distúrbio hormonal muito comum. Além disso, uma série de infecções (de cistite a gripes e viroses) pode alterar os ciclos menstruais.

E tem mais: o uso de alguns medicamentos também afeta a regularidade da menstruação. É o caso dos antipsicóticos, antidepressivos, corticoides, imunossupressores, anti-hipertensivos e quimioterápicos.

5. Gravidez

Em caso de atraso menstrual, a suspeita de gravidez deve ser considerada por todas as mulheres em idade fértil, com vida sexual ativa. Essa precisa ser a primeira hipótese investigada.

Nesse período, podem ocorrer pequenos sangramentos vaginais — o que costuma ser normal. Porém, algumas mulheres acham que se trata da menstruação e não buscam ajuda médica, atrasando o início do pré-natal.

Como funcionam os testes de gravidez?

Quando existe a hipótese de gravidez, a maioria das mulheres recorre, primeiramente, aos chamados testes de farmácia. Porém, a maneira mais confiável de confirmar a suspeita é com o teste de beta HCG (HCG fração beta quantitativo). O exame é feito a partir da dosagem sanguínea do hormônio gonadotrofina coriônica humana, o qual é produzido pelas células do embrião.

Agora que você conhece as causas da menstruação atrasada, veja em qual situação você se encaixa e, se ela não “descer” em até 15 dias da data prevista, procure um ginecologista. O especialista irá analisar o quadro e solicitar alguns exames para definir o diagnóstico. A partir de então, conforme o resultado, basta seguir suas recomendações e colocar sua saúde em dia!

Caso resida na região de Manaus, AM, conte com a estrutura completa da Magscan para realizar seus exames. Acesse nossa central de marcação e faça seu agendamento on-line agora mesmo!

Magscan - Medicina e Saúde
Hoje, a Magscan é uma das empresas de saúde mais conceituadas do Norte do Brasil. Em 2019, ampliou seu portfólio de serviços, indo além dos exames de imagem e inaugurando em seu laboratório de análises clínicas.
Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS