Home | Blog | Check-up cardíaco: quando começar a fazer?

Check-up cardíaco: quando começar a fazer?

check-up cardiológico é composto por exames complementares ao histórico clínico e à avaliação física. Assim, sua indicação varia de acordo com as necessidades de cada paciente. No entanto, contrariando as orientações médicas, muitas pessoas, simplesmente, não fazem ou deixam para realizar os exames cardiológicos apenas em situações atípicas, como para a liberação para práticas esportivas e cirurgias ou após a ocorrência de algum problema (como um infarto, por exemplo).

Neste artigo, mostramos quando é preciso fazer um check-up do coração, bem como onde realizá-lo em Manaus (AM). Se você se preocupa com sua saúde e qualidade de vida, continue a leitura e confira!

Quais exames compõem o check-up cardiológico?

A avaliação e o monitoramento da função cardíaca, realizadas periodicamente, são essenciais para prevenir o aparecimento ou a piora de doenças cardiovasculares. Isso porque permitem identificar, de maneira precoce, fatores de risco importantes, como placas de gordura, hipertrofia, arritmias, pressão elevada, entre outros.

De acordo com as características de cada paciente, os especialistas podem solicitar diferentes tipos de exames cardiológicos. São eles:

  • eletrocardiograma (ECG), no qual são colados vários eletrodos no tórax, punhos e tornozelos, com o intuito de checar a atividade elétrica do coração e detectar possíveis alterações no ritmo cardíaco (como arritmias);
  • holter 24 horas, no qual os eletrodos ficam posicionados no tórax ao longo de um dia inteiro, de modo a viabilizar uma avaliação prolongada da atividade elétrica do coração e identificação de quaisquer variações espontâneas;
  • ecocardiograma com doppler, no qual o examinador utiliza um transdutor (mesmo tipo de aparelho usado em ultrassonografias) para percorrer o tórax do paciente e, assim, captar as imagens do coração;
  • teste ergométrico (ou eletrocardiograma de esforço), no qual o paciente fica alguns minutos em uma esteira, conectado a eletrodos, com o intuito de checar seu desempenho cardíaco e função respiratória;
  • monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), no qual o paciente usa um aparelho que afere a pressão arterial por 24 horas, inclusive, durante o sono.

Quando começar a fazer o check-up do coração?

De maneira geral, em pacientes “normais” (assintomáticos), recomenda-se a realização do check-up cardiológico anual após os 35 anos de idade. Vale destacar que a prevenção primária é importante, principalmente, para os indivíduos sedentários — mesmo que sem histórico familiar de doenças cardiovasculares.

Já para quem tem propensão genética, ou seja, história familiar de eventos cardiovasculares precoces (como colesterol alto na família), é preciso se cuidar mais cedo. Nesses casos, deve-se fazer os exames a partir dos 30 anos.

O acompanhamento periódico permite ao especialista responsável elaborar um escore do risco de desenvolver um evento agudo. Com esses dados, ele pode traçar a melhor estratégia de prevenção aos eventos cardiovasculares e distúrbios associados para cada paciente.

Mas atenção: considerando que as doenças cardiovasculares são reconhecidas como as causas prevalentes da morbidade e mortalidade em todo o mundo, outra forma de minimizar os fatores de risco (hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias) é por meio do rastreamento universal. Para isso, deve-se realizar exames de rotina, como o perfil lipídico e a glicemia de jejum, desde a juventude.

Onde realizar um check-up cardíaco em Manaus?

Quem reside em Manaus e região pode contar com a infraestrutura completa da Magscan para realizar seu check-up cardiológico com toda segurança e praticidade. Nosso corpo clínico é altamente capacitado e tem à disposição os equipamentos mais modernos. Além disso, atendemos boa parte dos convênios médicos.

Na clínica, são oferecidos os principais exames laboratoriais, testes de esforço e diagnósticos por imagem para avaliar a saúde do coração, como o eletrocardiograma, teste ergométrico, holter 24 horas, ecocardiograma e MAPA. Além disso, também é possível realizar os exames de rotina.

Para concluir, a verificação rotineira e sistemática do risco cardiovascular de pacientes assintomáticos e sem histórico familiar é tão importante quanto o acompanhamento realizado em pessoas com alguma relação com eventos cardiovasculares. Sendo assim, começar a fazer o check-up do coração no momento certo, conforme a orientação do seu médico, é essencial para prevenir o surgimento ou o agravamento de doenças graves. Isso pode ser feito com mudanças simples, em prol de um estilo de vida mais saudável e, se necessário, adoção de medidas terapêuticas específicas.

Se você ficou com alguma dúvida específica, não se preocupe. Entre em contato e esclareça o assunto com a nossa equipe!

Magscan - Medicina e Saúde
Hoje, a Magscan é uma das empresas de saúde mais conceituadas do Norte do Brasil. Em 2019, ampliou seu portfólio de serviços, indo além dos exames de imagem e inaugurando em seu laboratório de análises clínicas.
Resultado de Exames Agendar Exame
© 2010-2022 MAGSCAN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS