
Trabalho, faculdade, filhos, casamento, contas, ocupam nossas mentes e acabamos esquecendo da importância de cuidar da saúde. Para nos mantermos saudáveis os exames de rotina são fundamentais. Afinal, a prevenção é o melhor tratamento que existe.
Exames de rotina são todos aqueles que devemos realizar de forma periódica. Podem haver variações de acordo com o sexo, idade e o estado de saúde, nos exames que serão realizados.
A frequência deve ser definida pelo clínico geral ou médico que acompanha o paciente. Entretanto, geralmente, o mais recomendado é que sejam feitos da seguinte forma:
- Adultos saudáveis: a cada dois anos;
- Pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão: a cada seis meses
- Pessoas com fatores de risco para alguma doença, como obesos fumantes, sedentárias: uma vez por ano.
As pessoas que têm riscos de problemas cardíacos devem redobrar a atenção e sempre se manter atentos a alterações no organismo. Cansaço fácil ou dor no peito, por exemplo, podem indicar problemas maiores. Da mesma forma, é indicado que mulheres a partir dos 40 anos e homens a partir dos 30 façam exames específicos.
Exames de rotina mais comuns
Os exames de rotina possibilitam que o médico verifique o funcionamento de alguns órgãos, como fígado e coração, por exemplo, além de serem úteis na identificação de infecções e alterações no sangue.
Os mais comuns são:
- Hemograma;
- Ureia e creatinina;
- Ácido úrico;
- Glicemia
- Colesterol
- Triglicerídeos;
- TGO/AST e TGP/ALT;
- TSH e T4 livre;
- Fosfatase alcalina;
- Gama-glutamiltransferase (GGT);
- PCR;
- Exame de urina;
- Exame de fezes.
Outros exames podem ser solicitados conforme o estado geral de saúde do paciente. Em relação aos exames radiológicos, normalmente são solicitados a realização de ultrassonografia abdominal, raio-X de tórax, eco e eletrocardiograma e exames oftalmológicos. No caso de pacientes diabéticos, também pode ser solicitado o exame de hemoglobina glicada, que avalia a quantidade de glicose circulante no período de três meses.
Check-up para homens e mulheres
É recomendado para os homens acima de quarenta anos que realizem exames específicos como ultrassonografia de próstata e dosagem da hormônio PSA.
Para as mulheres, é importante que anualmente sejam realizados exames específicos como o papanicolau, colposcopia, ultrassonografia de mamas e transvaginal. E de acordo com esses exames podem ser identificados possíveis infecções, cisto ou alterações no aparelho reprodutivo.